Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Tédio em aulas? 25/10/2006

Filed under: educação — jacky @ 11:51 pm

Hoje, os putos não se calam nas aulas. Ou então, ficam quietos a mandar e a receber sms, a dar toques ao pessoal da turma, a jogar gameboy ou playstation portátil, ou a tirar fotos e a filmar os professores às escondidas com os telemóveis. Ah e já me esquecia a ouvir música nos isqueiros (vulgo leitores de mp3) e nos ai-podes…

No meu tempo (imaginem-me agora tipo velhinha caquética), nas aulas chatas, ficávamos caladinhos a jogar batalha naval (na wikipédia não há porta-aviões...) ou ao stop (ver esta definição na wikipédia que me fez rir imenso) ou cochichava-se bem baixinho.

No tempo dos meus pais, nem se piava, senão levava-se logo com a ….. (zzzz é do sono não me lembro do termo, mas era uma régua com furos para doer mais).

No tempo dos meus avós e bisavós, só os ricos iam à escola, porque os pobres iam logo trabalhar no campo ou como criados onde fosse. Se aprendessem a assinar o nome, já era um fartote!

Como se livrarão os miúdos do tédio nas aulas, no futuro? Computadores enfiados em brincos? óculos com TV integrada? Alguém com imaginação para criar ficção científica neste post? 🙂

 

Tudo em I

Filed under: vocabulário — jacky @ 10:31 am

Quem me ajuda a encontrar o máximo de palavras em I?

Animais: iguana

Nomes: Íris, Isilda, Isabel, Inês, Irene

Países: Itália

Cidades: Istambul, Islamabad

Cores:

Números:

Passatempos:

Pessoas ilustres: Isabel Allende

Objectos: isqueiro

Materiais & Pedras:

Desportos:

Marcas:

Vestuário & Calçado: impermeável

Emoções & Sentimentos: ilusão, indiferença, ingratidão, insegurança, intimidade, inveja, ira, irritação

Personagens de filmes, desenhos animados, livros…: Igor (burro em Winnie the Pooh)

Flores: íris

Alimentos: inhame

Bebidas:

Corpo Humano: intestino

Qualidades & Defeitos: ingénuo, ingrato, injusto, inocente, íntegro, indeciso, incoerente, imparcial, idealista, impulsivo

Mitologia: Ilíada, Ítaca

Profissão: informático

Verbos: ir, igualar, injustiçar, iludir, invejar, irritar, idealizar

Outros: igreja