Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Alfabeto de Natal 25/12/2004

Filed under: abecedários — jacky @ 12:03 pm

ABECEDÁRIO DE NATAL
Elaborado por Ana, Fernanda, Gi, Gomezzz, Gotinha, Jacky, João, Marta, Nuno M, Pantera cor de roza, Xobineski Patruska

LETRA A
A de Advento: tempo de preparação para o Natal.
A de Azevinho: alguém sabe o que representa?
A de Aletria: o meu 2º doce preferido de Natal.
A de Alemanha: Fröhliche Weihnachten (acho eu…)
A de Amor – em todas as épocas, nesta também.
A de Alvura – provocada pela neve nas representações de Natal
A de Árvore – enfeitada de luzinhas a brilhar
A de árvore de Natal cheia de penduricalhos e luzinhas a piscar à janela da sala.
A de Anjos
A de …

LETRA B
B de Brinquedos: o que sonhávamos com eles!
B de Blue Christmas: uma canção de Natal, cantada pelo Elvis Presley, que eu adoro.
B de Band Aid – Do they know it’s Christmas?
B de Bolas – vermelhas, brilhantes,…
B de bebidas quentinhas que sabem bem para aquecer a alma e o espírito.
B de Belém
B de Bacalhau
B de …

LETRA C
C de Carta para o Pai Natal: querido Pai Natal, eu portei-me bem e …
C de Contos de Natal: o mais triste de todos é da pequena vendedora de fósforos.
C de CHOCOLATE – é preciso dizer mais? )
C de Coração. Este peso em mim … o meu coração.
C…de Caridade!
C de Coscorões…mnham, mnham…
C de Charles Dickens – O seu “Christmas Carol” é talvez o conto natalício mais famoso no mundo.
C de Caruma para atear a fogueira.
C de Calor humano que se sente na festa de Natal.
C de Consoada.
C de chaminé.
C de Canela.
C de …

LETRA D
D de Dormir mal e acordar cedo no dia 25 para abrir as prendas.
D de deitar tarde, porque abro os presentes no dia 24 à noite.
D de doces!
D de Ding-Dong que os sinos fazem para chamar a si os fiéis.
D de …

LETRA E
E de Estrela: que guiou os Reis Magos até Belém.
E de Enfeites: bolas, fitas, luzes, coroas,…
E de estrelas para enfeitar a árvore de Natal.
E de espera ansiosa para abrir os presentes.
E de …

LETRA F
F de Filmes: o meu favorito é Do Céu caiu uma Estrela(It’s a wonderful world), ainda a preto e branco, mas com uma mensagem tão bonita.
F de Francisco de Assis: foi ele que teve a ideia de fazer o primeiro presépio vivo na igreja.
F de farófias bem quentinhas e com muito açúcar.
F de flores coloridas com que decoro as jarras da casa.
F de fantasia.
F de Filhoses! Filhoses! Filhoses! Filhoses! Filhoses! Filhoses! Filhoses! Filhoses! Filhoses! Filhoses! Filhoses! Filhoses! Filhoses! E em casa sou eu que as faço!!!
F de Frutos Secos.
F de …
LETRA G
G de Galo: Missa do Galo, porque canta à meia-noite?
G de Ganso que pode fazer parte da ementa do jantar de Natal.
G de Guolseimas.
G de …

LETRA H
H de Hera: umas das plantas “oficiais” do Natal.
H de Halo que todos parecemos ter por cima das nossas cabecinhas na época de Natal.
H de …

LETRA I
I de Incenso: uma prenda de Natal, de um Rei Mago;
I de Iluminações: as ruas mais bonitas e luminosas;
I de Imeeeeeensas prendas.
I de … Irmão
I de … Imagem
I de …
LETRA J
J de José: de quem pouco sabemos mas que deve ter sido um bom pai, porque quem cria ama;
J de Jesus pois é por ele que se celebra este dia.
J de Jerusalém
J de … Jóia
J de Jantar de Natal.
J de …

LETRA K
K de K que parece um ramo de uma árvore onde se podem pendurar enfeites de Natal.

LETRA L
L de Laços: há laços que se fazem e outros que se desfazem…
L de lembranças.
L de lambuzar a cara com todos os doces que se fazem pelo Natal.
L de … Liberdade;
L de … Livro;
L de … Loucamente apaixonada…
L de Lareira. À sua volta podemos conversar enquanto esperamos que as prendas desçam pela chaminé!
L de Luzes. Na Árvore de Natal, nas ruas, nos olhos das crianças!
L.. de lamber o prato dos docinhos natalícios deliciosos… ups não era isto. L… de levantar o prato para os familiares verem onde foi feito o prato
L … de luminosidade, de luz que está dentro dos nossos corações
L de …

LETRA M
M de Maria: uma das mães mais sacrificadas da História, porque é difícil sobreviver aos filhos;
M de Menino Jesus: deitado nas palhinhas;
M de Mirra: outro presente de um Rei Mago;
M de Morrer por nós.
M de Música.
M de Mensagem.
M de Montras de Natal.
M de Meia-noite.
M de …

LETRA N
N de Noite Feliz; em Inglês, Silent Night; em Francês, Douce Nuit; a minha música favorita de Natal, que me dá muita paz e esperança quando a ouço;
N de Neve: no Porto, não há, mas já tive noites de Natal com neve em Paris;
N de Natal… óbvia mas não me lembro de mais nada!!!
N de … namorar… difícil esta letra também não me lembro de mais nada
N de Notas…de música de preferência.
N de Nicolau, o primeiro pai natal.
N de …

LETRA O
O de Ouro: outra prenda de um Rei Mago;
O de O come all ye faithful, cantado pelo Elvis, simplesmente divino!
O de … ups … não me lembro de nada
O de ocasião festiva.
O de Olhos bem abertos sempre a olhar para o relógio à espera que seja meia noite e O de Ouvidos bem atentos para ouvir o Pai Natal ir embora para se poder abrir as Prendas
O de …
LETRA P
P de Presépio: com as personagens, os animais e o musgo, brevemente cá em casa…
P de Pão de Ló: o meu doce favorito de Natal;
P de Pólo Norte: onde mora o Pai Natal;
P de … PAI o meu Pai
P de Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas! Prendas!
Muitas prendas… Para abrir… Mas especialmente muitas para oferecer a quem amo!!!
P de Pinheiro artificial que não destrói o equilíbrio da natureza. Já chegaram os fogos deste verão.
P de Pai Natal cada vez mais gorducho.
P de Panquecas ao pequeno almoço enquanto contemplo a lixarada de papel de embrulho e de laçarotes espalhados pela casa.
P de Pastores.
P de Peru.
P de Palhinhas.
P de …

LETRA Q
Q de Queijo da Serra: com pão de ló…
Q de Querubim.
Q de Quilos, aqueles que se ganham depois de se comer tanta guloseima.
Q de …

LETRA R
R de Rabanadas: as da minha mãe são excelentes!
R de Renas: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Cornet, Cupid, Donzer, Blitze… e ainda Rudolf (a do nariz vermelho)… Quem foi o criativo que se lembro destes nomes…? O_o
R de rosmaninho que é um cheiro delicioso.
R de Roupa. Há lá Natal em que não se ofereça ou receba uma pecinha?
R de Reis Magos.
R de …

LETRA S
S de Sapatinho: onde se guardavam as prendinhas;
S de Sms: que vieram substituir os postais…
S de Saudade daqueles que já não partilham o Natal connosco
S de Sopa Doce.. MMmmMMMMMmM!
S de salpicão para as entradas.
S de centenas de prendas.
S de Sonhos.
S de Santa Claus.
S de …

LETRA T
T de Tradição: continuo a guardar o que a tradição de Natal tem de bom, misturando-as com coisas novas.
T de Toalha: a toalha de Natal que se coloca na mesa é muito especial, um dia, hei-de bordar uma a ponto de cruz!
T de Trivial Pursuit, que se costuma jogar enquanto se espera pela meia-noite…
T do meu Tomás que vai assistir ao seu 1.º Natal com 6 meses lindos de Ternura.
T de Tronco de Natal.
T de Trenó.
T de …

LETRA U
U de União entre as pessoas e os povos de todo o mundo.
U de Uff… que frio.
U de …
LETRA V
V de Vermelho e Verde: as cores principais do Natal.
V de Vaca: que aqueceu o Menino Jesus nas palhinhas;
V de Véspera: a noite com mais ansiedade para as crianças!
V de Velas.
V de …

LETRA W
W de White Christmas: outra canção que eu gosto.
W de WC que é um sítio concorrido depois e durante a ceia de Natal.
W de …

LETRA X
X de incógnita, o que será aquele embrulho???
X de Xiribitatá…. eis q
X de …

LETRA Y
Y de You: uma pessoa importante para mim!
Y de …

LETRA Z
Z de ZZZZ vamos dormir agora que já abrimos as prendas!
Z de Zás Tráz Páz… O Natal já passou e o Ano Novo está quase a chegar.
Z de …

 

25 Responses to “Alfabeto de Natal”

  1. gabriela Says:

    oi gente meu nome e: gabriela to na 3 seri eu prisisava de diso tau

  2. gabriela Says:

    l~,; jjgjhbtkjrllttttçbbb

  3. flavia Says:

    aff naoo tem nada com w x e k tou precisando disso muito para o deveris

  4. flavia Says:

    oiiiiii gabriela tou na segunda

  5. flavia Says:

    seri

  6. bela Says:

    aff xiribitata é o que !!!!!!

  7. Davis Says:

    presisava desse alfabeto ai ,obrigadão gabriela , prsesava pra tarefa de casa ehehehe ty 😀

  8. matheus Says:

    vlw muito obrigado ajudo muito a cola kkkkk

  9. matheus Says:

    mrgreem

  10. Taiany Cristini Says:

    Eu precisava desse alfabeto de natal para fazer uma atividade da escola !! 😀

  11. Vinicius! Says:

    Hêheeee..Legal amei esse alfabeto minha cabeça ja estava doendo sem saber mais o que faser!!! mais ainda bém que encontrei valew gente.

  12. Anonimous Killer Says:

    only a one comment in english :mrgreen:

  13. fffffffffff Says:

    8o

  14. fffffffffff Says:

    8 o

  15. luiz Says:

    oi eu so o luiz no 3 serie b ajudou muito na lição de casa :3

    mais faltou W. e o Z não sevia muito :p

  16. Lorrayne Mirella De Freitas Says:

    A judeu muito na tarefa de casa

  17. bia Says:

    legau mas nao ajudou muito mas o que é xiribatata

  18. bia Says:

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. bia Says:

    eu so vida loka aff omg

  20. Fernanda Says:

    Nossa voces sauvarao minha vida

  21. Eduardo Says:

    Preciso com nh lh gui nao dessa merda

  22. Lohanny Says:

    Eu amei para mim colar na minha tarefa kkkkkk😂

  23. Lohanny Says:

    Eu amei para mim colar na minha tarefa kkkkkk😂


Deixe um comentário