Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

12 sentires de amor… 13/02/2006

Filed under: poemas — jacky @ 12:22 pm

Amor é…

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

Referência

Quantas vezes te digo
quantas vezes…
que és para mim
o meu homem amado?

O que chega primeiro
e só parte por vezes
antes de eu perceber
que já tinhas voltado

Quantas vezes te digo
quantas vezes…
que és para mim
o meu homem amado?

Aquele que me beija
e me possui
me torna e me deixa
ficando a meu lado

Quantas vezes te digo
quantas vezes…
que és para mim
o meu homem amado?

Que sempre me enlouquece
e só aí percebo
como estava perdida
sem te ter encontrado

Maria Teresa Horta

Soneto da Fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento.
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes

Poema do Amor

Este é o poema do amor.

O poema que o poeta propositadamente escreveu
só para falar de amor,
de amor,
de amor,
de amor,
para repetir muitas vezes amor,
amor,
amor,
amor.
Para que um dia, quando o Cérebro Electrónico
contar as palavras que o poeta escreveu,
tantos que,
tantos se,
tantos lhe,
tantos tu,
tantos ela,
tantos eu,
conclua que a palavra que o poeta mais vezes escreveu
foi amor,
amor,
amor.

Este é o poema do amor.

António Gedeão


Jacky

Que pode…

Que pode uma criatura senão,
entre outras criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?

Carlos Drummond de Andrade

Olha, Marília…

Olha, Marília, as flautas dos pastores
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre flores?

Vês como ali beijando-se os Amores
Incitam nossos ósculos ardentes!
Ei-las de planta em planta as inocentes,
As vagas borboletas de mil cores!

Naquele arbusto o rouxinol suspira;
Ora nas folhas a abelhinha pára,
Ora nos ares sussurrando gira:

Que alegre campo! Que manhã tão clara!
Mas ah! tudo o que vês, se eu te não vira,
Mais tristeza que a morte me causara.

Bocage

É urgente o amor

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Eugénio de Andrade

 

10 Responses to “12 sentires de amor…”

  1. wind Says:

    Há poemas de amor lindos, só que não passam de poemas. A realidade é diferente.

  2. jacky Says:

    Acho que pelo menos podem ter sido sinceros a escrevê-lo mesmo se nem sempre duram os sentimentos…

  3. André Sousa Says:

    19.05.2005

    no dia em k fiz 19 anos =D

    bjO*

  4. teu-olhar Says:

    Belos poemas de amor! E viva o amor, e aquelas pessoas que sabem dar valor ao amor! Feliz dia de S. Valentim. Beijo.

  5. Xuk Says:

    Amor… amor… Inebriante e arrebatador.

  6. jacky Says:

    Pois foi André. Gostei de te rever por aqui. Quando voltas a escrever no teu blogue? 🙂

    Teu olhar, poemas de amor todos os dias do ano!

    Xuk, fizeste um verso! 😉

  7. valdelice Says:

    todas as formas de amar e expressar amor valem a pena,que importa pra quem ama quanto vai durar,o que se quer neste delírio do amor é amar,amar intensamente,querendo que o agora seja sempre já.,e o amanhã nunca chegue para não ter que acabar., versos lindos,sentidos,vividos,amados,eu sei o que digo
    ESTOU APAIXONADA!!!!

  8. jacky Says:

    ainda bem, não ha nada de melhor do que se estar apaixonado 🙂

  9. marco Says:

    IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
    QUE MERDA!!!!!!

  10. Os poemas falam de amor, só se entende um poema quem está apaixonado e não há nada melhor nesse mundo do que está apaixonado por alguém.


Deixe um comentário