Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Parábola do escorpião e do sapo 05/10/2009

Filed under: escrita,jogos de palavras,mitologia — jacky @ 9:20 pm
Tags:

Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpião fez-lhe um pedido:
– Sapo, podes carregar-me até à outra margem deste rio tão largo?
O sapo respondeu:
– Só se eu fosse tolo! Vais-me picar, vou ficar paralizado e vou-me afundar.
O escorpião retorquiu:
– Isso é ridículo! Se eu te picasse, ambos afundaríamos.
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.
No meio do rio, o escorpião cravou o seu ferrão no sapo. Atingido pelo veneno, e já começando a afundar-se, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou:
– Porquê? Porquê?
E o escorpião respondeu:
– Porque sou um escorpião e essa é a minha natureza.

Alguém sabe qual é a explicação desta parábola? Eu tenho uma ideia mas gostava mesmo de saber a tua opinião!

 

15 Responses to “Parábola do escorpião e do sapo”

  1. wind Says:

    É fácil.
    Há pessoas ou falsos amigos que sabemos que não são nos interessam, mas como somos parvos até confiamos.
    Até ao dia em que eles nos lixam e bem.lololol
    É esta a explicação 🙂
    Depois aprendemos a não confiar em ninguém 🙂

  2. miguel Says:

    Por vezes acreditamos em pessoas que nunca mudam …

    Bjks da M&M & Cª!

  3. Liliana Says:

    Já dizia o povo que ‘pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita’.

  4. MARGARIDA Says:

    Há amigos e “amigos”, aqueles com quem realmente podemos contar independentemente do tempo e espaço e outros que são só fachada, muito teatro e pouca acção.

    BEIJOS

  5. fairyGi Says:

    Eu acho que tem a ver com a impossibilidade de mudarmos a nossas natureza!!!! Um predador não vai mudar e poupar a sua vitima, porque está na natureza dele ser predador, apenas isso!!!

    mil beijinhos

  6. Filipa Says:

    Eu concordo com a fairyGi. Acho que tem haver com a natureza das coisas.

  7. Bluejustin Says:

    Eu também concordo com a Fairygi, a natureza do escorpião é picar pelo que lhe é difícil não o fazer.

    😉

  8. rosa Says:

    nao e da natureza traiçoeira de que se trata a parabola e sim do instinto de cada ser humano . e como salvar um afogado sem saber nadar , e como reagir a açoes esternas
    no mundo animal existe a lei do mais forte este e um caso

    bjs a todos

  9. jacky Says:

    As minhas amigas do flickr responderam assim e eu concordo com elas, embora uma parábola dê azo a muitas interpretações:

    Comments
    view profile
    Sonia Luisa says:

    Errado!!
    E perfeitamente possivel controlar ou contrariar a natureza de alguem (opiniao pessoal).
    Em ingles ha uma expressao que eu gosto muito e que justifica a posicao profissional entre os psicologos e outros avaliadores da mente humana:
    “Nature versus nurture”
    Coloca em oposicao, duas faccoes de pensamento: os que acreditam que ao nascermos, geneticamente trazemos a predisposicao que nos molda como humanos (popular entre a comunidade medica) e os outros que acham que e o ambiente em que crescemos, a forma como somos educados e as experiencias de vida a que somo expostos que nos moldam (como ja referi, esta e a versao mais popular para os psico-analistas).
    Pessoalmente, acho que ambas as teorias sao compativeis porque se complementam, e “no meio que esta a virtude”, dito por mim, um escorpiao :-))
    Posted 2 weeks ago. ( permalink | delete )
    view profile
    froufroubiju says:

    Por experiência própria e observação empírica acho que efectivamente há características inatas que são quase – e friso quase – impossíveis de alterar.Serão essas as que compõem efectivamente aquilo que na parábola se chama a nossa natureza. Eu também partilho a opinião da Sónia, pois acho que algures entre a teoria das características inatas e a teoria do “balde” estará a realidade. O que enche o “balde” é fundamental, mas eu acho é que ele não vem vazio…traz lá a nossa natureza!
    Beijos e bom diaaaaaaa!
    Posted 2 weeks ago. ( permalink | delete )
    view profile
    Gatrita says:

    Concordo com elas as duas… há coisas que nascem conosco, senão como explicaríamos que dois irmãos por exemplo, nascidos e criados pelos mesmos pais e nas mesmas condições são tão diferentes? (tenho o exemplo em casa lol)
    Ainda por cima sou escorpião humpf =/
    Boa semana =)
    Posted 2 weeks ago. ( permalink | delete )
    view profile
    ManteiguiMel says:

    Aqui está mais uma escorpiniana…hehehe…
    Eu acho que todo o ser humano é naturalmente bom embora cada um carregue junto um código genético. Poderá acontecer, e por experiencia própria, sei que hoje não reago a uma mesma situação da mesma forma como reagia há 15 anos. Houve com certeza acontecimentos que mudaram a minha forma de ver as coisas.
    Agora, fazer mal só por fazer, isso é doença. e esse escorpião aí deve estar mto mal da cabeça…ou do coração!
    Beijocas a tds
    Posted 2 weeks ago. ( permalink | delete )
    view profile
    *jacky*coisasdela* says:

    Muito obrigada por tentarem responder a esta pergunta difícil que vos deixei. Concordo com todas. Deve haver equilíbrio entre o código genético e com o que aprendemos desde que nascemos. Não acredito no Destino pre-determinado, nem que dominamos completamente a nossa vida. Temos é que ter sabedoria para distinguir o que podemos mudar e o que temos de aceitar 🙂
    Posted 2 weeks ago. ( permalink | delete | edit )
    view profile
    Sonia Luisa says:

    E senso comum, rsrsrs!
    Posted 2 weeks ago. ( permalink | delete )

  10. marcos salomao Says:

    NAO SE PODE NEGAR A NATUREZA DAS COISAS. PARA A MANUTENÇAO DA ESPECIE, A NATUREZA VALE-SE DE QUAISQUER MEIOS E FORMAS.

  11. juliana Says:

    que ilario

  12. juliana Says:

    que ilario deu a ajuda paras pessoas igoistas que elas posam aprender e que copiem as coisas sertas !!!! eu juliana gosto de aprender a se lida com as pessoas que nao tem respeito,que sao egoistas que elas posam ler essas rimas e que fique serto e que elas aprendao a licao
    obrigado
    juliana!!!

  13. CLEANE DE OLIVEORA Says:

    EU SEI QUE DEPENDE DE QUEM COMO OU O QUE EM QUE HORAS, EU SOU UMA PESSOA DE ESCORPIÃO,GOSTO QUE CONFIEM EM MIM, TALVEZ SE CASO ALGUÉM ME MAGOAR E TIVER UMA OPORTUNIDADE DE MOSTRAR QUE NÃO SOU FRAGIO COMO PENSOU !SÓ PRA FICAREM ESPERTA MAS NÃO MAGOAR DE MAIS IGUAL MAGOARAM ANTES, É BEM COMPLICADO O SER HUMANO! EU GOSTO É DE SER SINCERA ! PORQUE PÔS O ESCORPIÃO PORQUE NÃO OUTRO BICHINHO? !

  14. Je Says:

    Desde que li o livro mentes perigosas sempre me lembro dessa parábola e quando tentamos explicar o fato da pessoa fazer algo errado, não adianta tentar entender o que aconteceu geralmente é da natureza das pessoas serem do jeito que elas são, se não tem jeito sempre quando vejo casos de psicopatia me lembro dessa parábola.

  15. dodosavi.mantuano@gmail.com. Says:

    Estou de acordo com a resposta de Sonia Luiza principalmente com , a sabedoria para distinguir o que podemos mudar e o que temos de aceitar.


Deixe um comentário