Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

achincalhar versus compreender 28/02/2015

Filed under: generalidades — jacky @ 8:59 pm

Sara,

Ainda és muito pequenina para compreenderes o quanto as pessoas podem ser más umas para as outras, principalmente as mulheres umas com as outras.
Claro que é mais fácil achincalhar, é mais fácil criticar, é mais fácil maldizer, é mais fácil julgar, é mais fácil condenar porque simplesmente não dá trabalho nenhum.
O contrário é que é trabalhoso: tentar pores-te na pele de outra pessoa para sentir o mundo de outra forma é difícil, tentar veres pelos olhos de outrém pressupõe muita criatividade, tentar compreenderes outras formas de pensar e de estar na vida requer muito trabalho intelectual.
O que é fácil é discutir com quem não concorda connosco porque chegar a um compromisso é mais trabalhoso. O que é fácil é guardar rancor de quem nos magoou, pois perdoar pressupõe limpar os maus pensamentos e isso é complicado. O que é fácil é gozar com as pessoas que têm comportamentos diferentes dos nossos, quando não queremos compreender o motivo porque os têm. O negativo é sempre fácil, já que é o mesmo que deixar andar. O positivo é que é difícil porque exige sairmos do comodismo diário e agir.
Sara, durante toda a tua vida vais ser criticada e gozada por muita gente, gente que pouco pensa e pouco faz, por isso não vale a pena melindrares-te com o que vai dizer por aí, gente assim não te é nada e quem não é teu amigo não te afecta.
Filha, vou estar sempre incondicionalmente do teu lado, sempre a querer compreender-te!

Adoro-te!
28.02.2015

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s