Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Cartas a Sara 21/10/2011

Filed under: família,jacky — jacky @ 7:26 pm

Sara,
Hoje morreu uma menina chinesa de 2 anos, que estava a andar sozinha num mercado movimentado e foi atropelada por uma carrinha. Esteve assim a agonizar na estrada enquanto as pessoas passavam e não fizeram nada. Depois, ainda voltou a ser atropelada e continuou assim a sofrer sem ninguém sentir qualquer tipo de compaixão.
Ao fim de 7 minutos, veio finalmente uma senhora fazer alguma coisa. A menina sofreu múltiplas fracturas e teve morte cerebral. Acabou por falecer hoje. Não sei porque vi as imagens. Já sei que não posso ver crianças a sofrer porque me choca muito e depois fico a chorar e fico triste durante muito tempo. Acho que as vi porque não queria acreditar que isso fosse possível. Mas foi.
Infelizmente, na China, a vida de uma menina não vale muito. Ainda há países em que as mulheres são consideradas inferiores e portanto, se morrer mais alguma, não faz grande falta. Tu e eu, minha filha, tivemos a sorte de nascer num continente e num país onde pudemos crescer de forma equilibrada e onde vai havendo cada vez mais oportunidades de igualdade entre homens e mulheres.
Filha, nunca deixes de ser mulher e de lutar pelos teus direitos. Luta por ti e pelas outras mulheres aos milhares que ainda sofrem de discriminação, maus tratos e abandono. Tem orgulho em seres mulher.
Adoro-te! (e hoje ainda mais porque sempre que morre uma menina da tua idade o mundo fica mais pobre e reforçam os meus sentimentos por ti)
21.10.2011

CARTAS A SARA
Tenho estado mais a escrever cartas à minha filha. Talvez um dia, dê origem a um livro.

 

4 Responses to “Cartas a Sara”

  1. Cabelos Says:

    Eu vi as imagens e fiquei chocada….na China desprezam as meninas e dão privilégios aos filhos varões, só de pensar que este país ganha cada vez mais importância a nível mundial fico revoltada.
    Mesmo assim em Portugal, que não é dos piores, está longe de ser perfeito, em 2011 caiu 3 lugares para a 35ª posição no que se refere à igualdade entre os sexos (o relatório é da World Economic Forum: weforum.org). É preciso continuar a lutar pela igualdade plena de direitos. Por curiosidade os 4 países da lista são nórdicos.

  2. GandaCena Says:
  3. 2 ZEROS Says:

    Lutar pelos nossos direitos neste “mundo cão…!”
    Deixa-me rir……
    Quem é que é capaz de sentir a dor dos outros….?
    E os outros são capazes de sentir as nossas dores…?
    As crianças são quem mais sofre num mundo de loucos e egoístas… mais tarde serão iguais para sobreviver…!

  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK que bom né amiga.


Deixe uma Resposta

