Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Sonoridades 15/03/2011

Filed under: escrita,jogos de palavras — jacky @ 2:47 pm

Gosto da palavra chuinga, faz-me lembrar o barulho a mastigar a dita😀

Gosto da expressão «cena marada», faz-me lembrar um desenho animado da Disney que eu via com o Mário em que um coiso imitava uma aranha má e punha assim uns olhos amalucados e repetia: aranhiço marado! aranhiço marado!
Por isso, cena marada é um qualquer aparvalhanço😀

Gosto do adjectivo «estrambólico», é assim como algo de esquisito mas melhor porque a língua enrola-se toda na boca quando se diz, por isso deve ser ainda mais estranho que esquisito😀 Pena ter caído em desuso…

Gosto de «escaganifobético»! Chamei «escaganifobético/a» a muita gente durante anos, sem saber bem o que queria dizer, mas porque achava a sonoridade hilariante! Fui agora ao dicionário e…

escaganifobético
(origem obscura)
adj.
1. Infrm. Que mostra falta de elegância ou de agilidade. = desajeitado, desengonçado ≠ destro
2. Infrm. Que é esquisito ou pouco convencional. = estrambótico, extravagante, raro ≠ comum, convencional, tri…vial 

Sinónimo Geral: escanifobético

Gosto do verbo «barafustar», é muito mais imagético do que discutir… em barafustar, o som fu, faz-me lembrar a malta a bufar e a cuspir perdigotos enquanto resmunga e reclama😀

barafustar – Conjugar
v. intr.
1. Lidar em barafundas.
2. Afanar-se (para conseguir um fim).
3. Debater-se, estrebuchar.
…v. tr.
4. Planear; andar pensando em.
Dicionário consultado: http://www.priberam.pt/DLPO/
 

3 Responses to “Sonoridades”

  1. Gostei de saber que algumas palavras que me davam gozo dizer, para ver os outros irritados, agora não têm sentido…rs.
    Bem…vou ter de procurar outras ou inventa-las.
    Cheguei ao seu blog por um amigo.
    Gostei do que li.
    Saudações poéticas.

  2. cs Says:

    e eu que nunca aqui tinha vindo gostei deste post pq sempre me diverti também com essas palavras. A chuinga acho hilariante, coladissima à minha infância, as outras lembraram-me a minha adolescência. “maningue engraçado” este post. Vou voltar🙂

  3. jacky Says:

    Teresa e cs, parece que temos o mesmo humor no palavreado e ainda bem! Obrigada pela partilha!


Deixe uma Resposta

