Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

The biggest loser 03/02/2011

Filed under: televisão — jacky @ 3:52 pm

Gosto de ver o programa que anda a revolucionar mentalidades em todo o mundo e principalmente nos EUA: the biggest loser. É transmitido de 2^a 5ª na SIC mulher.

Vão várias pessoas para um rancho com problemas de peso, mais propriamente obesidade mórbida, e são ensinadas a mudarem de hábitos i.e. de completamente sedentárias passam a fazer muito exercício físico com treinadores e passam a alimentarem-se de forma adequada.

Os dois treinadores são o Bob e a Jilian. Ela é pior que a tropa, é quase má e contudo compreende muito bem aquelas pessoas que têm tendência para se vitimizarem. Ela já teve problemas de peso durante a infância e a adolescência, mas depois da mãe a pôr em aulas de kickboxing mudou de vida.

Mais do que ficar chocada por verem as porcarias que eles comem às toneladas (e não estou a exagerar), mais do que me comparar com eles e ver como afinal estou bem melhor que eles, o que me faz ver este programa é a forma como a atitude é que faz realmente mudar as pessoas. São pessoas com grandes bloqueios emocionais e problemas de auto-estima, que desistiram de si mesmas e que simplesmente são obrigadas a sair daquela forma de estar passiva e negativa.

Passadas várias semanas, notam-se grandes transformações. Quem, dos 3 finalistas,  conseguir perder mais massa corporal, ganha 250.000 dólares. Dos que são eliminados quem perder mais peso ganha 100.000 dólares. Na 7ª temporada ganhou os 100 mil um senhor com 64 anos, tinha problemas de saúde graves e agora está fresco que nem um pêro, cheio de energia e de garra!

Contudo, também há o reverso da medalha: há quem queira tanto ganhar o prémio que chega a emagrecer demais, que foi o caso da Helen na 7ª temporada. Ela era só pele e osso e isso não acho bem. Deviam impor limites à perda de peso!

Parece que o concurso vai ter uma versão portuguesa, na Sic. Vai ser apresentado pela Júlia Pinheiro. Há muito quem esteja contra essa escolha por causa de outros programas que já apresentou com pouco nível… mas eu não concordo. A Júlia é inteligente e já apresentou bons programas como a noite da má língua, ela apenas presta-se ao que se lhe é pedido. Espero que a SIC faça o que é correcto que é dar-lhe directrizes para apresentar o programa com sobriedade e empatia como a Alli e não que dê primazia às audiências, dando directrizes para ela ser «popularucha» e inconveniente…

Fico para ver…

Anúncios
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s