Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Carta a uma amiga lamentadora 28/04/2010

Filed under: cartas da jacky,generalidades — jacky @ 2:41 pm

Boa tarde,

(Para ti, nunca será boa, já sei)

Sabes que gosto muito de ti, que te acho excelente e que tens muitas qualidades? É verdade, por isso, não compreendo porque te estás sempre a lamentar. Não há um dia em que não te queixes ou porque te dói alguma coisa, ou porque as tuas colegas de trabalho não fazem nada e te chateiam a cabeça, ou porque está mau tempo, ou porque a vida está cara, ou porque alguém não foi simpático contigo ou porque estás doente….

Sabes que existe um muro de lamentações para onde as pessoas vão chorar as suas mágoas? Pois para ti, esse muro é uma migalhinha no universo, para ti, só mesmo a muralha da China que se vê da lua e mesmo assim…

Sabes que quanto mais te queixas menos as pessoas te ouvem? Sabes que as outras pessoas também têm dores, problemas, falta de dinheiro e de carinho, falta de atenção e ficam doentes? Estás a imaginar se fôssemos todos como tu e nos estivéssemos sempre a queixar? O mundo simplesmente parava!

Sabes, se queres que te prestem atenção, tens que começar a usar duas vezes mais a tua audição para escutar os outros e pensares menos nas tuas dores e problemas. Sabes que aquelas pessoas cheias de energia que secretamente invejas também têm dias em que lhes apetece mandar tudo àquela parte e desaparecerem do mapa? Sabes que também dias em que se enchem de serem locomotivas, de puxarem as carruagens de todos os dias e ficarem paradas sem fazerem um caracol? Sim, têm esses dias mas pouco tempo depois lembram-se de tudo o que têm de bom na sua vida e voltam a rolar e a puxar carruagens como tu com redobrada energia!

Se queres que as pessoas te ouçam e te ajudem, tens de te cingir ao que é importante e prioritário. Se queres que uma locomotiva amiga te puxe, tens de parar de te sobrecarregar de peso negativo senão não há quem te puxe! Pensa em tudo que tens, no que és e vais ver que vale a pena viver e ser feliz. Levanta-te de manhã, refresca-te, olha para o sol, repara nas flores do teu caminho! Já viste que respiras, que podes saborear o gosto de um chocolate quente ou o frio de um sorvete de limão? Já viste que podes usar as duas mãos para acariciar, criar, acenar, brincar e andar com as tuas duas pernas para onde quiseres?

Sabes que gosto de ti? Mas tens de parar de te lamentar, senão, um dia, quando estiveres mesmo mal, não haverá mesmo ninguém para te ouvir…

Um beijinho

Jacky

(28.04.2010)

Advertisement
 

8 Responses to “Carta a uma amiga lamentadora”

  1. rita Alentejana Says:

    ela voltou!!!!!

  2. Helena Says:

    Eu sei que não é para mim, mas encaixei-me aí um bocadinho. E tás coberta de razão. Beijinho doce

  3. jacky Says:

    É que estás coberta de razão, este texto não foi mesmo nada baseado em ti. Beijinhos

  4. Orquidea Says:

    Infelizmente cada vez mais pessoas são assim queixam-se do ar e do chão e olha em frente é que nada…
    Conheço uns quantos assim… mas não dá para perder tempo…
    Beijinhos

  5. Carlos Says:

    Cada pessoa que se encontra na vida traz uma historia de alegrias & tristezas, gostei muito do teu texto Jacky beijocas fofas **********

  6. jacky Says:

    beijinhos a ambos 🙂

  7. Duda Says:

    Gostei muito do seu texto!

    É estranho quando olhamos (verdadeiramente) para as pessoas que nos rodeiam… Parece que já vivemos tanto e tão pouco.
    E um dia, quer queiramos quer não, as memórias passam-nos à frente, vemos a nossa vida como um filme, e descobrimos que não vivemos NADA!
    Descobrimos que se tivéssemos aproveitado esses momentos em que nos lamuriamos, para fazer sorrir um amigo, para abraçar os nossos pais, para beijar a pessoa que amamos…, tínhamos vivido verdadeiramente!
    Mas não, a vida não volta atrás, e vivemos (ou sobrevivemos) com a culpa de não termos vivido, de não termos aproveitado todos os momentos que nos são dados…

    Escreve muito lindamente! continue!!

    Duda


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s