Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Considerandos sobre o amor (79) 21/08/2009

Filed under: amor,considerandos sobre o amor — jacky @ 12:32 am

gordos
Amor e Preconceito

O preconceito, como o nome indica, é ter uma ideia sobre algo sem mesmo conhecer ou saber para formar uma ideia. Infelizmente, o preconceito é algo que faz o mundo abrandar e, muitas vezes, até regredir.

Um preconceito que anda muito em voga é aquele que se aplica aos gordos. Hoje em dia, os gordos são mal vistos (e nem sequer estou a falar dos obesos, estou a referir-me a pessoas perfeitamente normais mas com uns quilos a mais segundo os padrões de hoje). Sim, porque se forem a ver as pinturas da Idade Média, as mulheres que eram consideradas belas e eram retratadas pelos grandes pintores, eram GORDAS. Retrocedendo um pouco mais, as primeiras esculturas de mulheres são mulheres cheias, com grandes peitos e muitas vezes grávidas.

Entretanto, o conceito de beleza foi-se alterando e agora as mulheres belas são mulheres muito magras (porque sim, quem é que usa tamanho 30 ou 32?) quase sem formas. A televisão e as revistas vão impingindo ao pessoal estas imagens e vamos encaixando que, para sermos belas, temos de lutar contra a nossa própria natureza, passar fome e deixarmos de ter formas corporais para sermos paus de virar tripas.

Quanto aos homens, ou são musculosos como os actores de cinema, ou então devem ser magros, senão ninguém os quer. Um homem com gordura a mais, barriga proeminente, tem ar de desmazelado, de encher a cara de cerveja todos os dias ou de se babar para cima de bolos todos os dias. Têm de ser metrossexuais, depilar os pêlos do peito ou outras tretas que a moda vigente ditar…

Estou farta desse preconceito, de ver homens e mulheres deprimidos porque ninguém os quer devido aos quilos a mais. Assim sendo, os gordos nunca namoravam nem casavam! O problema para mim tem mais a ver com auto-estima e menos com formas corporais, balanças e dietas. Quem diz que um gordo solitário, se fizer dieta e ficar com um corpo «desejável» vai ser mais feliz por isso? E ter mais oportunidades de seduzir alguém?

Há tantos gordos famosos bem na sua pele! O José Carlos Malato, comunicador fantástico; Fernando Mendes, recordista de audiências; Lutadores de sumo, que no Japão são considerados os homens mais desejáveis do país; Jô Soares, um humorista excelente; Garfield, o gato mais amado da BD; o Pai Natal, a quem até se deixa leite com bolachinhas, o gordo mais amado do mundo; e muitos mais que agora não estou a recordar…

E esta prosa deve-se a quê? É que estive a ver o campeonato mundial de atletismo na eurosport e uma das disciplinas de hoje era lançamento do martelo. Se vissem as atletas… algumas eram bem gordas, até com banhas, mas atiravam o martelo a mais de 70 metros!!! E são as melhores do mundo com medalhas!!! Mas se víssemos uma dela na rua, vestida normalmente, sem o fato desportivo e a medalha, o que é que íamos pensar? – Ena pá, que gorda, aquela precisava de fazer dieta, deve ser só enfardar, que ganda lontra! E no fundo, os que enfardam preconceitos somos nós… Quem me dera estar no lugar de uma delas, ter uma medalha de ouro no peito e ouvir o hino do meu país em frente a milhares de pessoas num estádio….

Jacky (21.08.2009)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s