Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

considerandos sobre o amor (78) 26/05/2009

Filed under: animais,considerandos sobre o amor — jacky @ 2:01 pm

O amor e os cães…

sunday kikas

O cão é o melhor amigo do homem, dizem, e eu concordo. Tenho um cão há 9 anos e posso dizer que ele mudou a minha forma de estar na vida. Antes era capaz de estar fechada em casa todo o dia, com o cão, habituei-me a ir apanhar ar, ele é que me leva a passear. Melhorei da minha alergia ao pêlo pois o contacto com o cão reforçou a minha imunidade. O cão está sempre bem-disposto, gosta de mim esteja eu despenteada, com a cara mal lavada, mesmo que eu tire as sapatilhas e cheire a chulé. O meu cão deve ser o único ser que me aceita realmente como eu sou, sem querer mudar-me. É o único ser que quer estar sempre comigo, encostado a mim no sofá, que está atento ao meu mundo emocional, que nunca me deixa só. O meu cão ama-me acima de tudo, mesmo que por vezes, me pareça que me trocaria por um bife…

O cão ensina ao ser humano o toque, que está cada vez mais esquecido. As pessoas já não se tocam, já não se acariciam, já não se abraçam, mas o cão ensina-lhes a deixar cair essa carapaça defensiva e a voltar a confiar no toque. As pessoas que sofrem de tensão alta, principalmente as control freak, melhoram quando têm um cão em casa e o acariciam!

É verdade que é chato passear o cão, ter de o levar de férias ou arranjar quem fique com ele nesse período, é verdade que na altura em que larga pêlo é uma seca limpar e que se gasta dinheiro com as vacinas, e depois? Não podia ser só coisas boas pois não?

Sabiam que o cão ensina as crianças pequenas a comunicar e a desenvolver a gestualidade? Então porque é que há pessoas que acham que os cães só são prejudiciais às pessoas por causa do pêlo? os cães guiam os cegos, ajudam os deficientes a sentirem-se «pessoas normais» e mais uma série de coisas que não me lembro agora.

Talvez seja por todas essas razões que cada vez menos gosto de pessoas que não gostam de cães e os tratam mal. Faz-me pensar que têm um grave problema de relacionamento e são incapazes de receber afecto, quanto mais dar…

 

12 Responses to “considerandos sobre o amor (78)”

  1. wind Says:

    Concordo em tudo contigo.
    O meu Lucas com 12 anos é o meu melhor e mais fiel amigo🙂

  2. Noite Says:

    Concordo com tudo, substituindo o cão pó gatos, retirando a parte de levar a rua e trocando o bife por uma lata de atum!😉

  3. sunrise Says:

    Concordo com tudo! Mas, claro, acrescentava gato também. E o gato não tem que ser um cão que está sempre de cauda a abanar mesmo depois de ralhares com ele.

    Um gato fica amuado uns minutos… Mas volta novamente para o colo a ronronar… O gato adopta o dono que quer e o sítio em que quer dormir, indiferente à caminha que preparaste para ele. Mas levanta a cauda quando te vê e dá-te umas marradinhas a pedir festas.

    Enfim, só para dizer que o maior inimigo do Homem é ele próprio.

  4. Paulo Says:

    gosto de gatos…
    quando preciso de companhia, o meu gato já vai longe…
    está-se borrifando para o meu estado de espírito mas é muito meu amigo se a comida lhe agradar…
    sempre pronto a reclamar se lhe falta a água…

    é asseado
    volta sempre
    quando está confortável o seu romrom é calmante
    não o obriguem a estar, quer ir para poder voltar…

    como diria Richard Harris na fantástica canção “Slides”:
    “…besides, if your loved ones are with you, you have no one to go home to…”

  5. moranguinha Says:

    Olá Jacky,

    não podes escrever sobre pianistas e gatos?

    bjs

  6. cc Says:

    Pera aí, um cão é um assunto de estado Jacky, repara que a escolha do cão para a casa branca é assunto que vai para as páginas dos jornais, se fosse tão secundário não i-a … e o que disse Obama: “Pelo menos tenho um amigo…” o ‘pelo menos’ deve ser porque o cao d´agua não liberta pelos🙂’

  7. DownMaster Says:

    Que bela vida de cão!🙂

  8. Lívia Says:

    Que incrivel esse texto! E é a mais pura verdade!
    Meu sonho era ter um cachorrinho e quando ganhei uma {fêmea, a coisa mais linda} eu fique extremamente feliz! De fato é ela que me leva para passear, hehe. Ela que me ama do jeitinho que eu sou e é única que não se assusta quando em vê descabelada, haha.

    Eu também não entendo as pessoas que não gostam de cachorros. Aqui no meu condomínio mesmo é a maior reclamação, por pura implicancia!

    Já ouvi falar que pessoas solitárias se sentem bem na presença de um cachorrinho e que depois disso se tornam até mais sociaveis!

    Página incrivel, parabéns, beijos.

  9. Alexandre Says:

    Toda a regra tem excepção, mas concordo que quem maltrata um cão (ou qualquer outro animal) apenas pelo gozo de fazer valer a sua superioridade, não pode ser boa gente.

    Os cães são amigos sim, e se compreendem assim como respeitam o ser humano que os adopta como membro da família, também não custa retribuir. Não é preciso esforço nenhum, apenas boa vontade. Só dói que a vida deles passe tão rápido…

    O Kikas está nas quintas dele, pose de quem confia e se sente em segurança🙂

  10. Margarida Says:

    São fantásticos, amigos, compreensivos, tolerantes,….,…., enfim tudo e mais alguma coisa.

    São sem sombra de dúvida amigos verdadeiros

  11. margarida Says:

    é tao verdade!
    tenho o meu ha 9 anos e ironicamente antes de o ter, tinha medo de caes lol ( tinha 9 quando me o deram)
    leva-me a passear o qe da para por a conversa em dia com os vizinhos qe tbn estao a ser passeados lol
    e adooooro passar as ferias com ele, nunca o deixei com ngm nem naqeles hoteis pa caes .. é o maximo ir a praia com ele, apesar de nao se poder levar animais pa praia na epoca balnear:/ mas eu levo😀 enche-nos de areia e quando vamos a agua começa a ladrar pq nao qer qe nos afastemos dele xD mas dps vai ter conosco a agua
    este vou acampar outra vez e vou leva-lo ele adora xD

  12. CarlosFreitas Says:

    Peço desculpa de ter chorado a ler este seu post. Peço tanta desculpa que resolvi chamar a atenção no meu blogue com a fotografia da minha “Cãosóminhas”. Obrigada.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s