Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Comparações 14/04/2009

Filed under: família — jacky @ 11:31 am

comparações

Estou tão cansada… A minha filha não me deixa dormir de noite. Também não dorme quase nada durante o dia. Conheço pessoas que tiveram bebés mais ou menos ao mesmo tempo que eu, e os seus bebés dormem toda a noite e ainda dormem bastante durante o dia. As comparações são tentadoras e começo a pensar:

– Que sorte… se soubessem a sorte que têm… eu é que ando aqui caquética de todo porque a privação do sono faz com que me esqueça de tudo e ande sempre com dores de cabeça…
Mas depois a vozinha da minha experiência de vida sussurra-me ao ouvido:
– Jacky, não te deixes levar pelas tentações. Cada bebé é como é. Já devias ter aprendido isso com o Mário. Cada bebé tem a sua personalidade e o seu desenvolvimento próprio. A Sara pode não dormir como Y X ou Z, mas é a bebé mais encantadora que já conheci, sempre sorridente, viva, curiosa, com vontade de aprender tudo. A Sara é uma menina muito inteligente que quer crescer depressa, é uma menina sedutora que já conquista o mundo. Jacky, queixas-te de quê?
Eu sei… Mas às vezes também sabe bem uns minutinhos de auto-comiseração enquanto se toma um benuron às 8h30 da manhã, a ver se se aguenta o dia…

Ainda ontem na pediatra, os pais de um bebé perguntaram-me quanto tempo tinha a Sara, porque a deles não mexia com os pés. Disse-lhes que ainda era pequena, que era só a partir dos 6 meses, que não se preocupassem com as comparações, que cada bebé faz o que quer quando for melhor. Agradeceram-me, felizes.

E depois, eu não aplico os meus conselhos a mim própria? Tem dó, Jacky!🙂

 

5 Responses to “Comparações”

  1. sunrise Says:

    Eu sei que é difícil e, como sabes, os meus eram ambos assim. Nunca dormiram uma sesta, salvo quando estavam carregadinhos de febre…
    Ainda por cima, desde que o + velho nasceu, nunca mais dormi de jeito, até hoje. O obstetra bem me dizia: “tem sono? Aproveite agora porque depois nunca + vai dormir!” E eu ria-me…
    Passou a fase de bebé, mas continuou a preocupação (isso já é culpa do meu feitio). Ao mínimo barulhinho acordo. Depois veio outro bebé. Ainda por cima, quase sempre estavam doentes ao mesmo tempo. Verificar febres durante a noite, dar medicação, andar com um e outro de um lado para o outro porque pouco dormiam…
    Vai-se aguentando, mas há dias de desespero total. Eu na altura não tinha ainda 30 anos, o que é uma vantagem em relação a ti. Nesta fase da vida, o dormir pouco traz ainda mais problemas. Eu agora tb não durmo, mas pelo menos não é por causa de um bebé pequenino que precisa constantemente de nós, mas sei dar-te o valor. Deves andar mesmo derreada.
    E os pais? Esses não acordam com o choro do bebé, ou com os seus “palranços” e dormem que nem uns anjinhos… e isso ainda enerva mais…🙂
    Tantas vezes que pensei em deixá-lo sozinho com o bebé e ir dormir para outro lado! Mas nunca consegui… Nós somos mesmo burras! E eles nem apreciam o esforço!😦

    Beijo e espero que possas dormir descansada dentro de breve.

  2. scbmf Says:

    E a benção de poderes dizer: minha filha!? Quem sou eu para falar….
    Espero que descanses, mas que aprecies cada momento do crescimento da pequena Sara!

    bjs

  3. Gomezzz Says:

    A núria, faz um ano dia 9 de Maio. Não anda, tem meia dúzia de dentes e não diz papá. Diz papapapapapapapapa!

    Um menino mais novo um mês, já quer andar de um lado para o outro com o apoio dos pais. Tem dez dentes já há semanas e vai dizendo papapapapapapapapa!

    Mas a Núria é a minha filha e só isso me faz o mais feliz do mundo. Tem a vida toda para aprender o que quiser na altura que estiver preparada!

    Beijos, Jacky

  4. Maresia Says:

    Olá Jacky

    A minha Sofia tem dois meses e é um anjinho. Dorme, come e quer alguma atenção para ela mas, como eu costumo dizer, nem chorar sabe!! Mesmo assim eu ando sempre cansada e parece que não tenho tempo para nada. É mesmo só cuidar dela e tentar ter a casa minimamente organizada. Eu sei que tenho muita sorte por ter uma bebé tão sossegada e ao ler o teu testemunho até me sinto mal por me sentir assim. A verdade é que não consigo dormir durante o dia e acordo muitas vezes durante a noite mesmo que a bebé esteja a dormir.

    Força Jacky, como tu dizes não há nada melhor do que poder abraçar a nossa filha e saber que ela é única e feliz. O sorriso dela compensa tudo!

    Beijinhos

  5. jacky Says:

    obrigada cris, como diz o meu pai, se não é do rabo é das calças😛 quando conseguir dormir, vou ter dificuldades pela ansiedade!

    Isso, sim, posso confirmar que tenho apreciado muito!

    Ó amigo João, somos pais babados e isso é que importa!

    Ó miguinha, é normal que não durmas do cansaço que é recuperar de um parto e do corpo tentar voltar ao normal antes da gravidez, também é normal estares ansiosa, pois é a tua primeira filha. Os primeiros meses são sempre assim mas conforme ela for crescendo e interagindo vais ver que vais melhorar🙂


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s