Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Carta aos meus leitores 03/01/2009

Filed under: cartas da jacky — jacky @ 10:27 am

Caros leitores

Se eu quisesse escrever apenas para mim, poderia alinhavar umas palavras num bloco ou até modernamente num ficheiro word do meu pc. Mas não, gosto de escrever e de ser lida, por toda a gente mesmo por aqueles que interpretam mal as minhas palavras e até por aqueles que copiam os meus escritos e dizem depois serem seus. É um risco que se corre quando textos são publicados na Internet e não me importo.

Depois há àquelas pessoas que vão criando laços com as minhas palavras porque se revêm nelas, porque as fazem sentir felizes, com esperança, porque simplesmente se ligaram a mim e gostam de cá vir espreitar-me como se visita uma amiga. A Amorizade é um sentimento bom que oscila entre a Amizade e o Amor, que cativa pela sua doçura e amenidade. Penso ter feito muitos «amoramigos» por aqui.

Há também pessoas que ajudei com as minhas palavras, apenas através destes textos, mas também através de troca de emails e de palavras no messenger. Muitas pessoas sentem-se sós neste mundo, incompreendidas, abandonadas por todas e fico feliz quando as minhas palavras as fazem sentir menos tristes e mais acarinhadas.

Algumas pessoas acham que tudo o que escrevo é autobiográfico ou que se refere sempre a pessoas em particular. Outras acham que tenho muita imaginação e que é tudo inventado. Na verdade, as minhas palavras tanto são reais como imaginadas. Já dizia Fernando Pessoa no seu poema: «Autopsicografia», que o poeta é um fingidor porque ao escrever a dor que sente já não é exactamente a mesma coisa o escrever e o sentir e depois o leitor também não sente a dor sentida nem escrita do poeta mas aquela que já sentiu ou pensa ter sentido.

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Muitos textos que escrevi falam das minhas experiências, das minhas emoções e dos meus sentimentos, mas outros tantos referem-se a pessoas que crio na minha mente e a quem invento experiências, emoções e sentimentos. Não se deixem enganar quando lêem um blogue, nem tudo o que se escreve é autobiográfico ou está ligado a pessoas que conhecemos. Se assim fosse, todos os policiais teriam de ser escritos por detectives e todos os livros de terror teriam de ser criados por psicopatas…

E agora que falei da escrita em si, quero agradecer-vos estes dias, meses e anos de partilha, todas as vezes que os vossos dedos carregaram no teclado para chegar até a um ecrã de amorizade. É por vocês que arrisco escrever mesmo sabendo que se é copiado, distorcido e até incompreendido, porque vale sempre a pena, nem que seja por uma pessoa apenas a quem a amorizade tornou feliz por uns momentos.

Muito obrigada e que 2009 vos traga muitos momentos felizes de Amorizade minha e vossa!

jacky (03.01.2009)

 

12 Responses to “Carta aos meus leitores”

  1. São Rosas Says:

    Igual… mente :O)

  2. josé alberto Says:

    criar palavras
    criar pessoas
    criar laços
    criar
    criar
    criar espaços

    http://www.josealbertodeoliveira.blogspot.com

  3. sunrise Says:

    Que este novo Ano te traga o que mais desejas, e que a tua Amorizade encha os corações de todos os que merecem. Beijoca

  4. wind Says:

    Bom 2009.

  5. fabulosa Says:

    é bom partilhar e fazer parte desta “rede” de amorizades que se vão criando…😉

  6. nandokas Says:

    Olá jacky,
    Muito obrigado!
    [pela tua carta e pelos teus votos para este novo ano]
    E que 2009 seja mais um ano de “amorizade” , aqui e em qualquer lugar, para ti e para qualquer um de nós.
    [no “para ti” incluo o Mário, a Sara e o Nuno]
    [e o “para nós” abrange os teus amoramigos]
    Beijinhos.

  7. jacky Says:

    Gosto de vos ver por aqui🙂
    Obrigada amoramigos!

  8. cc Says:

    Jacky depois dos 40 já não há tempo para nós nos ralar-mos em ser-mos copiados, distorcidos e até incompreendidos…a vida começa nos pensamentos e que estes sejam muitos felizes em 2009 para que a vida nos sorria também…Bom 2009

  9. Sergio Says:

    crear y florecer, esa es la vida

  10. Alexandre Says:

    Cortaram a fava no Bolo Rei mas o brinde está aqui.
    Escrever, ficção ou realidade, ensina até o autor. E qualquer personagem que venha por, e para o bem, é sempre bem vindo né?
    Ainda bem a tempo de desejar a todos a continuação de um Excelente 2009!🙂

  11. Em 2005,sentido uma saudade muito intensa, pesquisando na web, encontrei publicado em seu blog o poema “Saudade “que não tenho certeza se é de Neruda ou seu, isso não importa para mim só sei que me alivío sempre que vou a meus favoritos e leio para o meu conforto essa maravilhosa pagina.Quero lhe agradecer por isso que é de importancia vital para mim.Com respeito e carinho!
    Muita paz
    Alex Malheiros

  12. Blue Butterfly Says:

    Bom … Há escassos dias que ando a ler varios blogs. Encontrei o teu achei muito original e bonito o nome do teu blog .

    Dou os Parabéns !! Gostei muito do que li , em especial este texto , com palavras bonitas , doces e verdadeiras .

    Fez-me sorrir, pensar e recordar…..

    Felicidades e continua

    Vou voltar🙂

    Blue Butterfly


Deixe uma Resposta

