Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Carta ao meu obstetra 23/09/2008

Filed under: cartas da jacky — jacky @ 4:55 pm
Tags: , , , ,

Dr. Rui

Desde que nasceu a Sara há cerca de uma semana, que as palavras bailam cá dentro, palavras que precisam de ser partilhadas…

A nossa relação médico-paciente não começou da melhor forma, pois devido a motivos vários a minha gravidez foi vigiada apenas à distância, uma distância de 300 km, pois mudei-me há pouco para a capital e fiquei sem referências nenhumas, sentindo-me desenraizada de vinte e seis anos de relações familiares, amigos e contactos vários, incluindo os meus médicos. Sou famosa por ser respondona mas também por ser amorizade, uma pessoa que valoriza os laços afectivos. A minha ginecologista-obstetra do Porto, a Dra. Isabel Terroso, é uma médica excepcional e era difícil para mim ter de prescindir dela. Fui fazendo os exames aconselhada pela minha amiga Carmo, (para quem terei de escrever uma carta em breve…) e pelas minhas amigas virtuais do flickr. E foi esse cenário que encontrou quando fui à primeira consulta… Claro que levei um raspanete seu (e merecido) parecia que era irresponsável e que não iria cumprir aquilo que me pedisse para fazer. Mesmo assim deu-me o benefício da dúvida e ainda bem! Conforme ia fazendo os exames necessários e mostrando que afinal não éramos irresponsáveis, a nossa relação começou a melhorar. Sentia-me segura e confiante e a gravidez começou a correr melhor.

Porquê escrever-lhe esta carta? Poderia dizer-lhe que lhe estou infinitamente grata pela forma como me tratou nas consultas e no parto (porque é verdade) mas não é esse o motivo pelo qual precisava de escrever esta carta. As palavras que quero fixar aqui na tela são palavras de admiração.

O que significa admirar? É encontrar em alguém qualidades, atributos e/ou comportamentos que achamos superiores a nós mesmos e à maioria das pessoas.

Uma das qualidades que eu mais admiro em alguém e está a cair em desuso, é a compaixão, que é ser-se compreensivo e mostrar empatia pelo sofrimento alheio. Penso que é uma qualidade que deveria ser inata em todos os médicos, mas sabemos bem que não é assim… Felizmente para mim e para todas as mulheres que tem acompanhado, desde que se formou, que mostra ser compassivo. Ser-se ginecologista-obstetra não deve ser uma especialidade fácil, principalmente quando se trabalha num bloco de partos, urgências após urgências. Durante a gravidez, tirando algum mal-estar e alguns problemas invulgares, tudo corre bem. Contudo, durante o parto, qualquer mulher está no seu pior: transpirada, gemendo ou gritando de dor, esforçando todo o corpo a algo de violento e brutal, chorando de desespero, entrando até numa certa inconsciência ou até estado traumático, agarrando-se ao que se pode, metendo as mãos onde não deve, reclamando e suplicando para que aquela dor simplesmente acabe. Ver dezenas de mulheres todos os dias neste estado pode tornar os médicos, os enfermeiros e os auxiliares indiferentes ou até mesmo impacientes perante a dor. Porém, não é o seu caso. Foi sempre educado, paciente, preocupado, generoso, atento, prestável, respondendo sempre aos meus sms ao longo da gravidez e excepcionalmente compassivo durante o parto. Embora não parecesse, pois nem sempre consegui colaborar ao que me era pedido, tentei dar o meu melhor porque me senti segura e compreendida, porque sabia que também ia dar o seu melhor para trazer ao mundo a minha filha e é isso que lhe queria dizer nesta carta, queria agradecer-lhe a sua dedicação a mim e a todas as mulheres que foram, são e serão suas pacientes.

Pronto. Isto não é nenhuma despedida. É apenas uma carta e já sabe, vá contando com os meus sms aparvalhados e comigo daqui a umas semanas na CintraMédica.

Um beijinho

Jacqueline Lima

Links úteis onde encontrar o Dr. Rui Viana

CintraMédica

Cuf Descobertas

Hospital São Francisco Xavier

 

9 Responses to “Carta ao meu obstetra”

  1. Maresia Says:

    Olá Jacky

    Como reconheço os sentimentos que brotam das tuas palavras. Também eu vim “reportada” pelas colocações de professores do norte para Sintra, grávida de quase 5 meses, cheia de dúvidas e receios. Senti que não fui compreendida pelo obstreta que acompanhava a minha gravidez lá na minha terra. Cheguei aqui cheia de receios, sozinha, sem conhecer nada nem ninguém. Por acaso também fui procurar uma consulta de obstetrícia na CintraMédica, mas não é para esse médico a quem diriges a carta. Só lá vou em Outubro, espero ser tão bem tratada como tu.
    Beijinhos

  2. Silvia Says:

    Tu es mesmo uma pessoa muito especial. Fico muito feliz por saber que foste tao bem tratada nao so na tua gravidez, mas tambem no parto. Engraçado, eu andava preocupada a cada trimetre, com isto e aquilo e pensava que na altura do Parto seria o mais facil. Mas afinal quando estava ali desesperada e um pouco entregue a mim mesma (ninguem aguentava a minha gritaria – que vergonha, hehe), naquele momento tive noçao de que ainda corriamos muitos perigos. Mas enchi-me de mim e fiz d tudo para que corresse bem.
    Parabens!!!

  3. Grilinha Says:

    Compreendo perfeitamente esta tua carta pois tb eu me relaciono com a minha médica de gastro, como uma amiga sempre ali ao pé do telemovel ou do email.

    Um beijinho

  4. jacky Says:

    Amiga, espero que estejas bem mais a tua menina e que possas gozar essa tua gravidez com serenidade e que tudo corra muito bem!

    Silvia, só quem passa pelas mesmas experiências é que pode compreender…

    Grilinha, tu és uma heroína e eu admiro-te imenso pela tua força e coragem🙂

  5. Carlota Says:

    Meu Deus….há tanto tempo que não te via . Afinal sempre mudaste para Lisboa e agora já foste mamã outra vez !!!! Eu se bem te lembras continuo em Angola !!!!!!!!!
    Gostei mesmo muito de saber de ti. Muitas fellicidades, tudo do bom e do melhor para ti !!!

    Bjs daqui
    Carlota

  6. Ana Almeida Says:

    ola amiga ainda bem que foste bem tratada o dr rui viana e meu obstreta ja 5 anos ele e um querido e um bom amigo desejo-lhe muitas felicidades e ajudou-me na gravidez do meu 2 filhote do duarte.

    Um abraço ao Dr.Rui Viana

    acoselho a todas as futuras maes o Dr.Rui Viana

  7. Ana Almeida Says:

    Dr. Rui Viana é espetacular tb o podemos encontrar nas urgencias do hospital garcia de ortaem almada, mães não deixemde procurar pelo Dr. Rui Viana ele é realmente um exemplo de obstrecta e divinal .

    Um beijinho da Ana Almeida

  8. jacky Says:

    Olá Carlota, como vai essa vida em Angola?

    Obrigada Ana, ele voltou para o Hospital de Almada? Eu fui às consultas privadas na Cintramédica e depois atendeu-me cinco estrelas no Hospital S. Francisco Xavier.

    Beijinhos

  9. Cláudia Sousa Says:

    Olá,

    Eu também sou paciente do Dr Rui Viana na Clinica Cintramedica e gosto bastante dele. É um medido muito atencioso.


Deixe uma Resposta

