Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

O melhor do ser humano… 16/08/2008

Filed under: desporto — jacky @ 12:57 pm
Tags:

Sou fã incondicional dos Jogos Olímpicos. Durante os Jogos não só se tenta ser o mais rápido, o mais alto e o mais forte (citius, altius, fortius), mas também se apuram os melhores a nível humano na maioria das disciplinas desportivas. Os atletas durante dias, meses e anos, treinam, preparam-se para estes 15 dias de provas que se realizam de 4 em 4 anos. Chegam de todo o mundo, com espírito competitivo, mas também com vontade de partilhar e de confraternizar.

Desde que os Jogos começaram dia 8, que tenho estado pregada em frente à TV, alternando entre RTP1, RTP2, RTPN e Eurosport. Tenho uma paixão pelo atletismo, confesso, mas vejo de tudo, desde natação a luta greco-romana, desportos colectivos a ginástica, saltos a esgrima, etc etc. O meu canal de eleição é sem dúvida a Eurosport Portuguesa pois os comentadores trabalham com grande profissionalismo, conhecimentos sobre os atletas e alguns deles demonstram muita paixão pelo desporto que comentam. E por que gostarei eu de pessoas apaixonadas? Porque todos os dias, somos submersos por notícias dramáticas ou por publicidades que nos vendem a banha da cobra: uma espécie de espelho da madrasta da Branca de Neve em que só se deseja ser o mais belo e o mais jovem para sempre. Porque eles se entusiasmam com pessoas que ganham medalhas com muita disciplina, persistência e empenho. Porque eles fazem-nos admirar seres humanos que excedem os próprios limites graças à própria força de vontade e não porque dançam semi-nus num videoclip de uma qualquer canção da treta actualmente na moda. E é tão necessário haver modelos destes para os jovens e mesmo para nós que muitas vezes desistimos à primeira frustração, que ao primeiro falhanço, ficamos a duvidar das nossas capacidades e talentos…

Queria agradecer a todos os atletas que continuam a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo, mesmo se não ganham medalhas, mesmo se não estão nos 10 primeiros, mesmo se não corresponderam às expectativas dos seus países, porque afinal são os melhores do mundo dentro da sua categoria e porque através dele, reconhecemos o melhor que existe no ser humano.

Obrigada também aos comentadores da Eurosport, em especial ao meu favorito de sempre: Luís Lopes (se não estou errada), no Atletismo. Já agora se alguém souber informar-me o nome do comentador de remo, agradecia, pois tem sido apaixonante ouvi-lo falar sobre os atletas do remo🙂

Quem vê caras, vê campeões – Reuters

 

2 Responses to “O melhor do ser humano…”

  1. wind Says:

    A Eurosport é de facto o melhor canal para ver os jogos olímpicos.
    Tens razão no que escreveste.

  2. jacky Says:

    obrigada mas ainda nao sei como se chama o comentador de remo…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s