Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Considerandos sobre o amor (72) 04/01/2008

Filed under: amor,considerandos sobre o amor — jacky @ 10:53 am

Amo-te e os seus significados

Quando dizemos: «Amo-te», será que quer dizer o mesmo para toda a gente? Será que o que eu quero transmitir é o que tu compreendes quando o ouves? E se respondes: «Também te amo», isso significa que sentes exactamente o que eu sinto?

A verdade é que estas duas simples palavras não podem abarcar todo um leque de sentimentos que emergem quando se quer traduzir o amor.

Amo-te pode ter vários significados. Vou deixar aqui alguns exemplos:

Quem é carente quer dizer antes «Ama-me».
Quem é medroso «Não me deixes».
Quem está ferido «Ama-me como os meus pais não me amaram» ou «Ama-me como os anteriores amantes não amaram».
Quem é narcísico «Ama-me para que me ame a mim mesmo/a ainda mais que antes».
Quem quer substituir alguém «Amo-te como deveria ter amado X me deixou ou perdi».

E tantos outros que poderás acrescentar ao teu gosto e segundo a tua experiência. Queres ajudar-me a completar esses significados?

 

7 Responses to “Considerandos sobre o amor (72)”

  1. Silvia Says:

    * a um/a filho/a: “Amo-te mais do que a mim propria, mais do que a vida, infinita e incondicionalmente!!”

    * ao amor da nossa vida: “Amo-te meu amor e sou feliz por te amar!”

  2. Filipa Says:

    Eu concordo com a Sílvia: o Amo-te a um filho, que provavelmente é melhor expresso em acções do que verdadeiramente em palavras…
    E o Amo-te ao amor da nossa vida, apenas porque sim, e que nos faz ser feliz!
    Adoro as tuas considerações!

  3. mariaarvore Says:

    Só me lembro que também poderá ser “Amo- te como os meus pais me amaram e ama-me como os teus pais te amaram”.

  4. cc Says:

    Por isso nunca se deve dizer “amo-te” até porque assim acaba o mistério é o fim da viagem o culminar de tudo … acaba a procura do amor, razão mor da vida das mulheres lol … quando a mulher ouve de um homem “amo-te” para ela esse homem está no papo, já não dá luta, ela vai procurar outro homem para ter um NOVO DESAFIO para ganhar o amor desse novo homem … se o novo homem NUNCA lhe disser “amo-te” ela nunca o abandonará porque passará a vida à espera que lhe diga “amo-te” … na ultima semana li uma noticia que dizia que as mulheres perdem o apetite sexual em relações estaveis e seguras , obvio numa relação segura esta no papo já não dá luta ela vai procurar novos amantes para ter um NOVO DESAFIO, mariaarvore give me a break amor de irmãos não funciona entre homens e mulheres lol , muito provavelmente não existe amor entre homem e mulher porque nunca vai ser incondicional … e o verdadeiro amor tem de ser incondicional … isto nos dias de hoje, talvez houvesse amor à muitos anos atrás … pelos casais idosos que eu vejo …

  5. jacky Says:

    vou acrescentar as vossas propostas🙂

    ó cc, tu és muito radical, enfias mulheres e homens todos no mesmo saco, a vida não é sempre a preto e branco😛

  6. cc Says:

    é um bocadito exagerado é verdade lol e não ha 2 pessoas iguais logo generalizar não compensa…no fundo o que eu queria dizer é: nunca levar o parceiro como garantido e reinventar todos os dias a relação… tem de ser um desafio constante…

  7. jacky Says:

    agora sim, estamos de acordo😆


Deixe uma Resposta

