Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Particípios passados 08/03/2007

Filed under: prontuário — jacky @ 1:11 pm

Devido à língua ser dinâmica, falada por pessoas em mudança, vai evoluindo e ganhando novas formas. Um desses exemplos é o uso dos auxiliares ter, ser, estar com os particípios passados dos verbos. O correcto é dizer-se ter pagado e ser/estar pago. Contudo, as pessoas começaram a dizer ter pago pela lei do menor esforço e a moda pegou. Daqui a uns anos, o uso fará a regra.

Contudo, há algumas versões que ouço que fazem arrepiar cabelos como ontem em que uma rapariga dizia: – Eu tinha pego. Não se vê logo que fica bem melhor eu tinha pegado? Já agora não querem inventar no feminino: ter pêga, não?

 

3 Responses to “Particípios passados”

  1. Robina Says:

    Olá Jacky 🙂

    Não sei se gostas de estrelícias…

  2. jacky Says:

    adoro, dessas adoro! 😛

  3. alfacinha-de-gema Says:

    “Eu tinha pego” em vez de “eu tinha pegado”, assim como “estou pasmo” em vez de “estou pasmado”, “cheira-me” a brasileirismos …
    É assim que pelos Brasis se diz…
    Por cá, na terra lusa, ouvi (e oiço) essa forma de linguajar nas gentes humildes e sem instrução de aldeias da Beira Interior.
    Quanto a essa da “pêga”… gostei!!! Se a moda pega, eu não vou dizer a forma feminina… ai, não vou não… 😉

    Honni soit qui mal y pense…


Deixe uma Resposta

