Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

trás – traz 18/02/2007

Filed under: prontuário — jacky @ 10:55 pm

Devido a vários erros recorrentes que tenho visto por aí, decidi começar a esclarecer algumas dúvidas do Português.

Trás e traz são palavras homófonas i.e. quanto à fonia (som) são iguais mas quanto à grafia (escrita) são diferentes.

Trás é uma preposição com a mesma ideia de atrás.

Ex: Ele mora na rua de trás.

Traz é o verbo trazer na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo.

Ex: Ele traz o presente para dar à amiga.

 

5 Responses to “trás – traz”

  1. nena Says:

    O pior é quando aparece “tráz”, como ainda vi esta semana!

  2. Noite Says:

    Acho que fazes lindamente, há tanto quem dê este tipo de erros, até faz comichão aos olhos!!!
    Ideias para próximos: outro que me arrepia é a confusão entrê pôr ou não pôr hífen nas palavras, há muito quem use mal e é tão simples de distinguir… ex. fizesse e não fize-se, pode-se e não podesse. 😉

  3. jacky Says:

    também já vi, nena, eu moro nas traseiras e no meu endereço tenho que escrever trazeiras grrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    claro que sim, Noite, óptima sugestão 🙂

  4. Tiago Says:

    O resumo perfeito para meu trabalho
    Bligaduu..

  5. O Jota Says:

    Alguém devia avisar o Tiago, que isto de copiar o trabalho dos outros tem os seus riscos, pois pode ficar a ignorar coisas importantes.

    Foi o que sucedeu neste caso.

    Ficou sem saber que existe um 3º ‘trás’ (interjeição), e que, por coincidência, poderá vir a ser o barulho do seu ‘estampanço’, num eventual exame que venha a fazer, sem acesso à internet. 😈


Deixe uma Resposta

