Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Soluções para a enxaqueca? 29/01/2007

Filed under: blogosfera — jacky @ 1:02 pm

Se algum dos meus leitores sofre de enxaqueca e tem algumas soluções para aliviar a dor, o Ricardo (e eu) agradece a partilha! É que eu sofro desse mal há anos e não há maneira de me ver livre dela…

 

21 Responses to “Soluções para a enxaqueca?”

  1. zia Says:

    na verdade isto das enchaquecas é complicado… eu qd era mais nova tinha fortes dores de cabeça que antes de chegar à faculdade evoluiram para enchaquecas daquelas de vomitar e tudo… é difícil diagnosticar ao certo o k as causa e eu cá em portugal ainda não encontrei nenhum medicamente k resolvesse mesmo a situação… a não ser o zomig spray mas se estivermos constipados, com sinusite, rinites ou alergias, nem vale a pena pois para além de ficarmos com umas dores k nos parece arrebentar com o nariz nada faz… e só pode ser tomado logo nos primeiros minutos da crise…
    na américa receitaram-me o primeiro medicamento k finalmente me tirou por completo as dores e os vómitos (o migralève k é o k funciona melhor aqui deixa sempre réstias chatas), mas esse medicamento não se encontra à venda em portugal e aliás é manipulado e qd o tomamos devemos estar já deitados pq aquilo é tiro e keda – é uma bomba!
    outras opções k uso é beber shots the café (um fundinho de água qte com uma saqueta de café puro) que ajudam um bocado no início da crise.
    aprendi a ver o k me pode causar as crises de enchaqueca (infelizmente as minhas passeiam-se por várias partes) tal como o vento, os pólens, cheiros das árvores, cheiro da relva, oleagenosas (tipo amendoim, amêndoas, etc), picantes, os salgados, laranjas e outros citrinos, morangos, queijo, chocolate, gorduras, etc.
    por vezes tomar anti-histamínicos regularmente pode ajudar… no caso da minha mãe, entrar na menopausa reduziu-lhe a quase nenhuma as enchaquecas… por isso tem tudo a ver com hormonas tb penso eu… ah e o stress de certeza que ajuda!
    penso k neste momento ñ me lembro de mais nada… perdão se não ajudei em nada 😛
    normalmente kem sofre de enchaquecas são as mulheres (cerca de 98% segundo me disseram nos EUA) e os homens só mto raramente… por isso às tantas se é homem e tem enchaqueca nem era má ideia ir a um neurologista e ver se há algo de errado…
    eu quando tinha 9 anos foi-me diagnosticada uma epilepsia, que mais tarde se veio a verificar ser enchaquecas — bem visível em TACs à cabeça… se tem algum pequeno foco epilético… ou lhe dizem k tem, tente uma nova confirmação médica… os electroencefalogramas denunciavam sempre o foco epilético, mas afinal tinha tudo a ver com enchaquecas.

  2. *** Says:

    Olá…
    infelizmente também conheço bem o problema das enxaquecas. Em termos de medicamentos, confesso que nunca encontrei nenhum que fosse tiro e queda garantido. Às vezes os AINE’s (anti-inflamatórios não esteróides)funcionam, mas também têm várias contra-indicações. Considero que qualquer medicamento deve ser receitado por um médico, ou pelo menos aconselhado pelo farmacêutico, porque só sabendo que outros medicamentos a pessoa está a tomar, que outras patologias tem e que história tem o seu problema, se pode fazer a melhor opção.
    Por isso, sem enveredar pelos fármacos (para isso só mesmo com consulta), há outras coisas que podem ajudar.
    No meu caso, nada bate a possibilidade de tirar o dia e dormir em cima do assunto, numa divisão bem escura, sem sons nem cheiros.
    Muitas pessoas conseguem identificar os factores que no seu caso desencadeiam as crises. Se tiveres crises com alguma frequência, justifica-se fazer um registo alimentar, para descobrir se é algum alimento que te está a causar as crises, e sendo esse o caso, eliminando o seu consumo, as crises devem passar a ser mais raras.
    O stress é também umas das principais causas de enxaquecas. E contra isso, dispomos das técnicas de relaxamento, que praticadas com regularidade podem também espaçar as crises, ou até mesmo ajudar a pará-las, quando realizados no início. nesse aspecto, um colega meu (sou psicóloga) pode dar uma grande ajuda, ansinando a realizar exercícios de relaxamento respiratório, muscular e/ou imagético.
    A enxaqueca é uma cefaleia vascular. ou seja, tem a ver com a inflamação e dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça. Por isso é que a cafeína (um vaso-constritor)pode ajudar. Cuidado, no entanto, com o excesso de café: o nosso corpo reage à vaso-constrição excessiva dilatando os vasos… o que pode causar nova enxaqueca!
    De resto, por vezes o que começa como enxaqueca pode evoluir para uma cefaleia mista (vascular+de tensão). Nesse caso, um analgésico normal pode ajudar a diminuir um pouco os sintomas.
    A enxaqueca é uma doença pouco tida em conta, mas que causa uma grande limitação funcional e é responsável por muitos dias de fatas ao trabalho. Não é uma brincadeira, nem é apenas uma «dor de cabeça» – há quem use os termos como sinónimos erradamente, o que contribui para a sua banalização. De modo que, para terminar, recomendo que procurem um médico, que ajudará a controlar os sintomas, podendo inclusive receitar medicação preventiva, se a frequência e intensidade das crises o justificar.
    Boas melhoras!

  3. sonia Says:

    nem me digas nada…o fim-de-semana foi para esquecer… tomei um relaxante muscular e dormi o Domingo quase todo… como li acima: no escuro, sem barulho e sem cheiros. Passou!

  4. fairyGi Says:

    Também conheço de perto o problema e descobri algumas coisas que ajudam a aliviar: reiki, shiatsu e meditação!!! Claro que quando tudo falha, nada como um bom comprimido e cama!!!!

    Bjs com pó estelar…

  5. Finurias Says:

    Então faz o seguinte Jacky : Toma meio Migraleve diariamente durante dois meses, independentemente de doer a cabeça ou não!

    Daqui a alguns meses falamos.

    Beijo

  6. vitoria Says:

    Depois de todos os tratamentos alopáticos ,encontrei
    o JOHREI CENTER em que as pessoas nos ministram uma especie de Reiki.Está a dar resultado para as enchaquecas e outros males….beijinhos.

  7. Epa… isso é tão mau… ainda ontem á noite tive, que sensação horrível, parece que a cabeça está prestes a explodir. =/ Por acaso não tenho nada que nos ajude. =/ Fica bem 😉

  8. Hindy Says:

    Por vezes também tenho e há dias em que um café com umas gotas de limão até resulta… 🙂

    Beijos

  9. wind Says:

    Eu tenho bastantes e se bebo café fico pior. Só melhoro com 2 avamigrans seguidos e deitada no escuro, sem ouvir barulho.

  10. totoia Says:

    Aquilo que o finuras escreveu tb resultou comigo, agora tenho enxaquecas apenas uma vez por mês e o máximo um dia. Antes cheguei a estar 10 dias seguidos.

  11. Kopi Says:

    Bem eu já sei quando é a altura de ter enxaquecas…já corri médicos e a resposta é sempre a mesma…tv passe com a menopausa….terrivel de ouvir é certo.dormir n vale de nada, pq nem consigo sequer…mas 2 nolotil…passado 10 minutos já n tenho dor…comigo resulta.

  12. jacky Says:

    Muito obrigada pelos links e pela partilha de informações. É disto que mais gosto na internet e nos blogues: as pessoas ajudarem-se espontaneamente 🙂

    Beijinhos zia, ***, sónia, fairygi, finurias, vitoria, angel eyes, hindy, wind, totoia, kopi e Rui Martins

  13. Caros Internautas,

    É possível sim o tratamento dos quase 300 tipos de dores de cabeça e a enxaqueca É APENAS UMA DELAS. Se, por uma questão de ética médica, não podemos afirmar em cura, podemos sim diminuir bastante a intensidade e a frequência das dores. O Brasil conta com a segunda maior sociedade de médicos que estudam e tratam das cefaléias. Visite o site abaixo e encontra um deles:
    SOCIEDADE BRASILEIRA DE CEFALÉIA: http://www.cefaleia.med/br

  14. […] Pausa para observação 3 : Outro resultado que o Google apresentou para a pesquisa foi “Soluções para a enxaqueca? « Amorizade” […]

  15. Patricia Says:

    Ola a todos, tenho 21 anos e desde pequena que tive sempre dores de cabeça queixem me e nunca obtive uma resposta clara, vim morar para o reino unido e como já não aguentava mais fui ao medico a minha medica me disse que sofre de migraine, enxaqueca, receitou me uns comprimidos muito fortes que so me faziam vomitar sentia td a roda e passado umas 2 horas adormecia esses nao resultaram, e ate agora não encontrei solução, sudafed dual relief max ajuda um pouco, e apanhar vapores dentro de uma sala fechada, um amigo meu da índia deu me uma cápsula k pomos dentro de agua a ferver e depois envolvemos-nos com uma manta por uns 15 minutos e isso aliviou-me bastante, mas aqui nao ha, de momento não estou a tomar nada e nao sei o que mais fazer…

  16. meirelany Says:

    ola !! eu seu meirelane e 5 anos sofro de enchaquecas as minhas crises duravam semanas e atingia td meu cistena digestivo eu naum cinto dor de ficar doendo qd vem a crize eu simplismente fico com a vista embacada fico vendo um clarao horrivel ne vista dai depois de meia hora mas o menos e minha cabeca fica toda doida e com nausea soh que fui ao medico e ele me passou uma dieta nao como chocolate naum bebo coca nao como nada que tenha muita margarida e nem salsicha depois que comecei esta dieta dificilmente cinto pra dizera verdade estava com mas de dois anos q naum sentia dai mim descuidei e sai um pouco da dieta e tive outra crize esta semana sou q foi mas fraca durou dois dias …. mas é isso naum pode comer alimento que desencadeiao e o chocalate e o pior .. dai qd vem a crise vc tem que tomar tylenou ir para um quarto escuro e ficar la no cilencio ate para !!

  17. juliana Says:

    ola!! sou a july; tenho 24 anos e ha 14 anos sofro muito de dores de cabeça constantes ;ja fui varias veses ao medico mais nenhum deles sabem realmente o q me dizer ;alguns falam q e alguma virose. mais semana passada fui ha outro medico sepeçialista em dores de cabeça; ele me recomendor um remedio;cloridato de amitilina q alivia um pouco e tb me ajuda ha dormir ; pedir ha ele um eletro vou fazer para ter a serteza do q tenho;pois nao e normal ter dores de cabeça tao forte e ficar agressiva;ter ansia de vomito;esqueçer das coisas!!!!

  18. Bruno Says:

    Boas,
    No meu caso é um pouco estranho e talvez singular: as minhas cefaleias só acontecem quando estou a dormir. Ou seja, estou muito bem a dormir de noite e, de repente, acordo com uma grande sensação de formigueiro que já aconteceu ser apenas no lado direito ou em toda a cabeça. Tenho um reflexo involuntário de me levantar e colocar a cabeça para baixo já fora da cama e noto que sai um líquido do nariz (água?) e a necessidade de cuspir. O formigueiro na cabeça mantem-se! Se me deito, piora! Se me acento na cama, ou tenho a cabeça numa posição mais elevada que o corpo, melhora! Demora algum tempo a passar! Já fiz TAC e não acusou nada! Foi-me prescrito avamigran! Não sei se é o medicamento certo, mas também não compreendo as causas destes sintomas. Como posso combater ou atenuar algo se não sei as causas?
    Alguém tem este tipo de sintomas? Alguém tem alguma eventual sugestão?
    Obrigado.

  19. cleo Says:

    oi,também conheço o que são dores horriveis de cabeça, só foi diagnosticado agora como enxaquecas depois de viver 25 anos com crises de dores de cabeça, posso dizer que qdo já não consigo suportar mais de tanta dor( isso já no 4 a 5 dia de dores que não cessam) “começo a chorar”. Tomo comprimido amitripilina todas as noites 10mg, durante as crises já tomei paracetamol até 1g, agora estou em nolotil 575 mg. por vezes o tomar um comprimido, deitar-me num quarto escuro e sem barrulho não resolve a situação.tenho que tomar banho e ter a água a escorrer pela cabeça durante muito tempo, que alivia de que maneira a dor. procuro sempre comer e dormir a horas para evitar desencadear as dores de cabeça. bjs espero que possamos arranjar soluções para essa dor que por vezes parece ser insuportavél.

  20. lu Says:

    Gente, eu tambem falto ficar louca de tanta dor de cabeça é horrivel, ñ consigo dormir de jeito nenhum qd ela ataca é primeiro so de um lado durante uns 5 dias e o lado q doi, doi tudo como os olhos, o ossinho do nariz e o pescoço, dpois passa p o outro lado. Alguem pode me ajudar??


Deixe uma Resposta

