Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

TPC 12/01/2007

Filed under: educação — jacky @ 5:39 pm

Na generalidade, sou contra os TPC.

A não ser que a criança tenha apoio em casa ou no ATL, é certo e sabido que os TPC em vez de promoverem as aprendizagens aumentam apenas as desigualdades sociais. Uma criança que esteja por exemplo no 5º ano e que tenha de fazer os TPC sozinha em casa, sem qualquer ajuda dos pais porque não têm condições económicas para a colocar num ATL ou explicador e que não têm saberes suficientes para a apoiar, terá muitas vezes dificuldades em fazê-los e até pouca motivação. Há também os casos dos miúdos às quais os pais pouco ligam porque estão distraídos com o trabalho, os problemas, as depressões e inúmeras outras coisas, que não os fazem porque nem vale a pena…

É verdade também que os TPC se forem pequenos e orientados pelo professor é uma mais-valia para a aprendizagem e também um indicador para o professor e para o aluno se entendeu ou não a matéria. Isso num caso ideal, claro. A maioria das vezes, o professor marca deveres sem sequer ter consciência se são passíveis de serem feitos pelo aluno médio que tem em mão e se tem condições atmosféricas e principalmente tempo para os fazer. Além de que muitos nem se dão ao trabalho de os corrigir em grupo, quanto mais dar uma vista de olhos individualmente…

Como professora, raramente dava TPC, e quando o fazia, eram sempre exercícios muito pequenos, que demorariam no máximo 10mn a serem feitos e se fossem trabalhos maiores, dava sempre pelo menos 15 dias ou mais de prazo para serem feitos. Em geral, os TPC apareciam feitos pelos alunos que eram aplicados (ou os pais deles?) e raramente por outros…

E este relambório todo porquê? Porque EU COMO MÃE estou farta dos TPC do meu filho. Não há dia que ele não traga bateladas de TPC para fazer. Coisas completamente absurdas, demasiado grandes, exercícios incompreensiveis dos manuais que acredito que alguns professores marcam sem se darem ao trabalho de ler! E fico sempre com pena dos miúdos da turma do filhote que não têm ajudas e se devem ver aflitos para os fazerem. E depois também me irrita o que pedem. Por exemplo: há um caso em que pedem para fazer o desenho das divisões duma casa numa folha A3!!! Mas quantos pais terão folhas A3 em casa? Eu, por ex, tive de as ir comprar! Um bloco de 20 para gastar 2. Será que estamos em tempo de desperdiçar dinheiro com preciosismos destes? (Coitado do ensino gratuito até ao 9º ano…)

Senhores professores, sejam razoáveis. Não há condições para se ler 4 páginas de História, mais 4 de Ciências, mais 2 páginas de exercícios de Matemática, mais decorar poemas a Português e 5 exercícios de Inglês num ou dois dias… Gostava também de poder estar com o filhote sem ser sempre a massacrá-lo com os TPC!

 

15 Responses to “TPC”

  1. marian Says:

    Estou 100% de acordo contigo, Jacky!

  2. Finurias Says:

    O prazo é até sempre Jacky 🙂

    Beijo

  3. wind Says:

    Como professora estou de acordo contigo.

  4. Noite Says:

    Como Mãe, estou totalmente de acordo contigo. Os TPC dos meus dois filhos sempre foram motivo de azedumes cá em casa. A mais velha trazia-os feitos do ATL, mas na maioria das vezes mal feitos ou com má apresentação e lá tínhamos nós que apagar tudo e ela que fazer tudo outra vez. Todos os dias. Nunca aprendeu nada com isso.
    Para o mais pequeno, são uma tortura. A escola é uma tortura, trabalhar é uma tortura, para ele e para os pais. Tem carradas de TPC’s todos os dias e do pouco tempo que passo com ele, a maioria passo-a a zangar-me para que os faça, porque ele não gosta, não quer, já vem cansado de 7 ou 8 horas de escola (é uma jornada de trabalho!) e normalmente são muitos e do mesmo género que fazem na aulas: fichas dos manuais. Mais uma vez, não acho que ele aprenda mais por causa deles, faz com que a sua aversão à escola cresça ainda mais e acho que o nosso tempo em conjunto podia ser aproveitado de outra maneira.

  5. cc Says:

    Vamos ser pragmaticos, Jacky hoje és muito diferente por teres feito todos os os TPC no passado? ajudou-te alguma coisa? eu acho que mais importante do que ‘MANDAR’, era muito mais interessante estimular a curiosidade das crianças, para elas proprias por iniciativa sua aprenderem, no fundo as coisas só saem bem feitas e com qualidade quando adoramos fazer-las, seja o que for, quando é um frete sai sempre mal, e isto aplica-se a tudo na vida desde culinária, à apple quando fez o ipod, ao pedreiro …. a tudo… as coisas só saem bem quando amamos fazer-las….. meu Deus se as pessoas soubessem que muitas das pessoas de sucesso foram péssimas alunas precisamente porque não RECEBEM ORDENS DE NINGUÉM e sim criam apaixonadamente a sua vida

  6. Fontez Says:

    Os tpc sao apenas pra exercitar a mente dos alunos, nada mais de mal.!
    bom fds

  7. fairyGi Says:

    Eu proponho iniciar um movimento: Abaixo os tpc’s disparatados e longos!!! Estou contigo!!! Quando tiver um filho, não quero passar a maior parte do tempo a fazer tpc’s com ele, há coisas mais interessantes e às vezes mais estimulantes que isso que quero fazer!!!
    Bjs com pó estelar…

  8. maria Says:

    As minhas filhas ainda estão no 1° ciclo. Quando os professores “ameaçaram” seguir a orientação do ME e não mandar TPC’S para casa, não concordei. É evidente que deve haver alguma razoabilidade, na quantidade e na dificuldade. Uma das minhas filhas tem brio, vai a correr fazer os deveres; a outra precisa de ser arrastada, chora quando tem de apagar o que está errado. Conheço o esforço que os TPC’s implicam tb para os pais. Mas é mais por esta última que faço questão de ter mais TPC’s.

    Decretar o fim dos TPCs por uma questão de igualdade de oportunidades, parece-me muito redutor. É querer nivelar por baixo. Mais importante seria exigir que o Apoio Escolar funcionasse com eficácia.

    Abraço

  9. Helder Says:

    É como tudo na vida, o objectivo é estarmos preparados para o que vem a seguir! É tudo uma questão de fases:

    É bebé, não se gosta de água mas não pode andar porco!

    Na altura de aprender a ler e de saber a tabuada acha que não haver escola é que era bom!

    Chega a altura dos TPCs e é um massacre! (reduzem-se)

    Chega-se à faculdade e então aí tudo muda… começa a dar-se importância aos métodos de estudo que deviam ter sido adquiridos, mas que não foram porque, como diz José Pedro Gomes no seu novo espectáculo de nome «COÇAR ONDE É PRECISO», “este é um país de jeitosos e chico-espertos onde a javardice é democrata. Este é o país do desculpem lá país onde toda a gente tem opinião sobre tudo mas ninguém se quer comprometer. Desculpem lá, mas eu já estou a ficar farto.”

    A sociedade está moldada assim, para trabalhar, para não ser livre, para pagar impostos e pensar que tem que ser porque isto está mal… Fazer o TPC é mais uma fase entre tantas outras..

    Abraços a todos e para quem quiser saber o que é ser português utilize o endereço http://engenium.wordpress.com/2007/01/14/o-que-e-ser-portugues-ser-portugues-e/

  10. Hélia Says:

    Ora aí um tema muito polémico e de difícil concenso.Recordo-me que enquanto aluna, ainda na primária, a coisa que mais odiava era fazer cópias. Não entendia a sua finalidade e por isso consegui ludibriar a professora, só fazendo as cópias quando chegava a minha vez de mostrar o caderno à professora, por isso os caderno duravam-me imenso, mas hoje enquanto professora do 1ºciclo, sublinhe-se, confesso que muitas vezes para um professor que se preocupe minimanente, os tpc´s são por vezes a unica forma de se perceber como estão a ser feitas as aprendizagens e é talvez no meio de uma turma de vinte,trinta alunos em que estamos encarregues do ensino das mais importante áreas curriculares, a forma mais eficaz de conseguirmos recuperar aquele aluno que está com mais dificuldade. Com isto quero dizer que um trabalho de casa mal feito, pode ser um sinal de alerta para o professor. È claro que estou consciente que os trabalhos de casa, roubam muito tempo a uma jornada que já é longa, mas por isso concordo que sobrecarregar os alunos com tpc ,não vai fazer deles melhores alunos. Contudo acho que os tpc são um mal menor no meio de muita coisa que está mal. Por exemplo , na minha opnião todo o currículo escolar está sobrecarregado, com disciplinas que a meu ver não estou a fazer nada mais, do que entreter os alunos por mais umas horas, como é o caso das novas áreas curriculares, porque só estão concebidas em termos teóricos. Em termos práticos não se veêm resultados nenhuns e um facto é que em geral os alunos portugueses estão a piorar em vez de melhorar. Os trabalhos de casa, como tudo, na minha opinião têm tantas vantagens, como desvantagens. Há que saber utilizá-los conscientemente,e saber diversificá-los tanto quanto as necessidades dos alunos. Hoje sei que uma cópia pode ser um instrumento util, para se aprender a distinguir periodos, parágrafos, compreensão do texto para além da mera visualização da grafia das palavras. É esta a minha opnião, não sei se a vou mudar quando for mãe . Talvez …

  11. jacky Says:

    Prometo responder individualmente a todos logo à noite ou amanhã quando tiver disponibilidade. Obrigada a todos

  12. eeeemaaaaaa Says:

    meu filhote está no primeiro ciclo, quando estou a trabalhar ele vai para os estudos, quer dizer que até á hora de o ir buscar faz os tpc,de momento encontro-me de liçença de parto logo o pai vai busca-lo mais cedo e faz os tpc em casa, por norma sempre temos o habito de perguntar no carro o que ele deu nesse dia na escola e estimulamo-lo com perguntas ou exercicios no carro…ele gosta
    Quanto aos tpc ele tambem gosta, eu pessoalmente só axo ridiculo a professora mandar fazer sempre o desnho da copia, ja pensei ir falar com ela,pois ele perde imenso tempo pois é bastante meticuloso até no rigor das cores..tambem sei que o meu filho tem excelentes resultsdoa por isso faz os tpc com muita facilidade mas sei tambem que cada ano a quantidade irá aumentar e aí talvez se torne num stress

  13. Ana Says:

    olá Jacky!

    eu também sou professora e sou adepta dos TPC mas, tal como tu, nunca mando uma carraga deles e tenho sempre o cuidado de ver o tempo necessário para a sua realização. Os TPC que mando fazer nunca demorarão mais do que 10 minutos e são sempre corrigidos na aula posterior. Apenas têm como objectivos permitir-me saber se os alunos perceberam a matéria e permitir-lhes também a eles verem se perceberam, além de servirem também de reforço e preparação para a posterior avaliação.
    só assim, na minha visão das coisas, são benéficos.
    bjs e até breve
    Ana Gomes

  14. jacky Says:

    Marian, obrigada.

    Finúrias, já comecei a escrever 🙂

    Obrigada wind.

    Noite, o que não se faz com gosto é uma tortura e não sei até que ponto ganham alguma coisa com isso…

    cc, concordo contigo. Acho que havia de se arranjar uma forma em que se conseguisse envolver os alunos com os TPC de forma a que gostassem de os fazer e assim aprendessem realmente alguma coisa.

    Fontez, exercita a mente quando exercita. Se os fizerem todos mal, apenas promove o erro e não a aprendizagem.

    FairyGi, estou contigo.

    Maria, não foquei apenas a questão das desigualdades sociais mas da questão de alguns TPC serem muito longos e/ou disparatados. Se forem bem marcados, os TPC podem promover a aprendizagem mas ha casos em que desajuda em vez de ajudar…

    Helder, sou a favor do equilíbrio e não da bandalheira.

    Hélia, tens razão no que dizes mas o principal é o equilíbrio e a sensatez na marcação dos TPC.

    Eeeemaaaa, ainda bem! Mas acredita que ele é mais a excepção do que a maioria…

    Ana, também costumo fazer assim os TPC. Obrigada pelo teu testemunho.

  15. lili Says:

    sou aluna tenho dias em que n tenho tpc
    mas tb tenho dias em passo dia inteiro fazendo tpcs
    e patético :\

    o tpc hoje em dia n tem tabela
    ¨
    ~
    lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

    e tenho um horário estúpido

    👿


Deixe uma Resposta

