Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Desafio de Natal IV 25/12/2006

Filed under: escrita,Natal — jacky @ 9:36 am

Brasil, 23 de Dezembro 2006

Alice, mãe dos meus filhos e minha companheira durante 25 anos:

Como estás? E os miúdos? Calculo que andes à minha procura e possas até estar preocupada. Será que estás? Ou esta minha ausência repentina, fez-te bem, libertou-te e esperavas ansiosamente por momentos como este? Porque já não sei o que pensas, sabes? Há muito tempo que deixei de saber o que pensavas, o que querias, o que desejavas, se me desejavas.Quando nos conhecemos o envolvimento um com o outro foi imediato, achei-te linda, eras muito morena, com o teu cabelo comprido cheio de ondulações, tinhas um sorriso contagiante, tinhas um corpo bonito, atraías-me, lembras-te como fizemos amor no nosso terceiro encontro?Depois namorámos, anos e anos, tornámo-nos inseparáveis, cúmplices em tudo, conhecíamos os pedaços mais pequeninos um do outro: como terminava a orelha, o sinal à saída da axila, o comprimento das pestanas, a força do abraço, a intensidade dos beijos,….E finalmente casámos, eu estava tão apaixonado! Só tinha olhos para ti! mas,…, tu, apesar de deslumbrante, e nunca te disse isto Alice, achei que estavas ausente, que estavas triste por eu te ter roubado da tua juventude de solteira. Mas eu queria-te tanto, Alice!Escrevo-te porque, não sei como te diga o que se passou comigo de outra maneira….Na verdade, nós já não sabemos falar, nós que perdemos manhãs, tardes, dias a conversar, a contar (e já passou tanto tempo….), Nós perdemos a faculdade de FALAR (falar um com o outro). Lentamente deixámos de ser marido-mulher-amantes, para sermos homem-mulher-silêncio-indiferença-rotina. Como mudámos, Alice!?

Olha Alice, cansei-me de estar só, cansei-me da vida contigo. Estava a morrer.

Olhei para mim ao espelho e vi-me um homem velho, nos meus 42 anos, com uma barba branca descuidada e comprida demais, papos nos olhos, uns óculos ridículos (que tu disseste que me ficavam bem!), uma barriga proeminente, grávida de 6 meses de fastio e solidão, um emprego de merda com um ordenado semelhante, aonde me senti sempre um palhaço, sempre a poupar e a contar os tostões. Sem um luxo, sem uma ambição, metido numa fila com outros tantos iguais a mim, à espera da doença e da morte.

Sabes Alice, conheci uma mulher. Tem um aspecto rude, a pele mal tratada, tem poucos estudos, fala alto e dá umas gargalhadas barulhentas. Imagina, é brasileira! Cheira a samba, a rua, a praia, a liberdade e a suor….Foi ela que me escolheu, que olhou para mim, que me pôs uma mão no ombro e me disse: “Sê percisa di carinho…vê-se no seu olhar!”. E precisava tanto, tanto. Ela gosta de mim, Alice! E eu estou a aprender a gostar dela. Ela não me exige que a ame, mas eu quero amá-la. Entreguei-me nas mãos dela, mas hoje já sou eu que a entrelaço com as minhas pernas. E sinto-me VIVO! Sinto-me um Homem! Sinto-me AMADO! E agora, só isso me importa!

Não tenho emprego fixo, vivemos num quarto pertinho da terra da Luana, cortei a barba, deixei crescer o cabelo e ato-o com um pequeno cordel, ando vestido com umas calças coçadas e uma camisa de quadrados descuidada, uso havaianas nos pés. Vou casar amanhã à noite, com a minha nova mulher! É um casamento especial, com validade nos nossos corações.

Olha Alice, tenta refazer a tua vida. Procura um homem que te faça feliz, que te faça mulher, porque eu acho que tu precisas de te relembrar.

Não tenhas medo, de pôr a mão num ombro de um homem, com um olhar infeliz,…., e nunca penses que só tu estás a dar.

Com quanto mais vontade deres, mais estarás a receber!

Bom Natal.

Cuida das crianças (eu sei q isso, farás sempre bem).

 

 

 

Meu Dia

 

Deixe uma Resposta

