Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

Fobias e Perturbações de Natal 12/12/2006

Filed under: emoções,Natal — jacky @ 12:38 pm

O Natal é uma época feliz para quem está bem consigo próprio e com os seus familiares, mas também pode ser uma época especialmente dolorosa para quem já se sente infeliz e se vai sentir ainda mais só. Estive a ler sobre as perturbações e as neuroses que as pessoas podem assumir nesta quadra festiva e decidi partilhá-las convosco. Algumas são bastante invulgares que até parecem inventadas…

  • Orderline Personality Disorder (OPD): Esta perturbação está ligada à impossibilidade de se parar de ligar para os 1-800 números de telefone nos últimos minutos de vendas de pechinchas de Natal. Estão altamente informados sobre os preços de vendas online e tudo e mais alguma coisa e são compradores compulsivos.
  • Ho-Ho-Phobia (HHP): É uma fobia profunda ao Pai Natal e a tudo o que está ligado a ele como por exemplo barbas brancas compridas e fatos vermelhos avantajados. Receiam ir a shoppings e a ruas comerciais pois podem esbarrar contra eles em qualquer esquina.
  • North-Polar Disorder (NPD): É um medo profundo que qualquer coisa possa cair do tecto.
  • Blitzen Fits (BF): Acessos incontroláveis de mau humor por causa da crença que as renas estiveram a boicotar o caminho que vai de casa à garagem pessoal.
  • Calendar Countdown Condition (CCC): É uma obsessão que está ligada ao calendário de Natal i.e. contando os dias que ainda podem ir às compras até dia 24. De tal forma, que até sabem o tempo que se demora por determinado caminho para chegar a determinado local de compras. É como se estivessem a lutar dramaticamente contra o tempo.
  • Saksual Dysfunction (SD) (also known as Saks Addiction): É uma sensação intensa de desapontamento quando se abre uma prenda e se descobre que não foi comprada na Saks Fifth Avenue (não encontrei o que esta rua tinha de especial, alguém sabe?). Não conseguem controlar as reacções de desilusão em frente às pessoas que lhes dão os presentes.
  • Angoraphobia (AP): É um medo crónico que um parente afastado nos tenho tricotado mais uma camisola de lã.
  • OCD-AAA: É uma variação duma perturbação obsessiva-compulsiva de se ter esquecido de comprar pilhas triplas AAA para o gameboy dos putos ou outros brinquedos a necessitar de pilhas.
  • Semitic Phlegm Syndrome (SPS): É a incapacidade de se soltar o gutural som hebraico “Chanukah” à mesa durante a noite festiva.
  • Tongue-Tied Terror (TTT): É a incapacidade de se falar normalmente na presença da família da nossa cara metade sejam eles sogros ou cunhados. Também se chama “selective relational mutism,” i.e. mutismo relacional selectivo, que está ligado ao medo que façam perguntas do género: – Quais são as suas intenções? Quando é que nos dão netos? etc.
  • Dick Clark Syndrome (DCS): (esta não traduzo pois acho difícil colocar isto no nosso contexto) Named for the American entertainer most famously associated with New Year’s, DCS encompasses a host of fixations in which celebrants find their calendar-turning revelry marked more by lid-flipping than cork-popping. Sub-ailments include Fez-o-Phobia, a fear of silly paper hats; Midnight Madness, the dread of being kissed as the clock strikes 12 by a slobbering stranger with beer breath; and Synusitis, the inability to accurately define the words auld, lang and/or syne.
  • Walking Winter-Wonderland Disease (WWW): É a impossibilidade de se ficar feliz por estar a cair neve. Queixam-se da neve o tempo todo e só melhoram na Primavera quando ela deixa de existir.

Devo dizer que o meu nome favorito é a Ho-Ho Fobia 😛 e não estou a gozar com os medos das outras pessoas, apenas achei piada ao nome que deram à fobia. Sinceramente, não sei se estas perturbações eram brincadeira ou não, mas encontrei-as numa página de psicologia online, por isso… (Se me enganei a traduzir alguma coisa, é favor corrigirem-me)

E tu, tens alguma perturbação ou mal-estar ligado ao Natal? Qual destas perturbações te chamou mais a atenção?

 

13 Responses to “Fobias e Perturbações de Natal”

  1. Só mesmo tu para te lembrares disto 😉 Gostei de todas e posso dizer que não sofro de nenhuma delas! Bjs 🙂

  2. São Rosas Says:

    O melhor remédio para a Ho-Ho-Fobia é comprar a t-shirt do Raim «o Pai Natal NU existe», à venda no blog a funda São.

  3. Meu_DIA Says:

    Sem dúvida q está giro isto, muito americano, mas giro!
    Os q gostei mais foram:
    Calendar Countdown Condition (CCC): n, n te assustes eu n a tenho,…longe de mim, mas fico abismada, pq realmente esta fobia existe, tenho uma série de amigas q a têm,…, parece-me mesmo doentia;
    e
    Tongue-Tied Terror (TTT): pela incapacidade de comunicação e de mostrar os sentimentos q tantas, mas tantas pessoas têm,…, na verdade tb me parece doentia.

    E olha, apesar de achar q o Natal é uma época única, q devia ser Feliz, aconchegante e terna, faço desde já a pergunta, falta muito para o dia 2 de Janeiro?

  4. Sónia Says:

    Detesto ir às compras!!!!!! Também pode ser uma fobia….

  5. betania Says:

    Minha linda…querida Jacky…como é bom rever-te…
    e sentir aquele teu arzinho de menina solta ao vento,
    correndo atrás de sonhos…

    É claro que o Natal mexe com a gente. Traz todo um passado de volta, coisas boas e más…mas há sempre uma magia que paira…que nos envolve, que nos toca…

    A mim, lembra-me dos cheiros da minha mãe às voltas com as panelas…cozinhando como só ela sabia. Mas não só de comida vive a gente…e lembro tb a alegria dos simples que sorriem sem precisar receber cachet.

    Beijos minha querida. Quem me dera poder ABRAÇAR-TE!

  6. Marian Says:

    ‘Népia’ de fobias…:-D
    Só me insurjo contra todo o tipo de hipocrisias ou acomodações em nome delas, mas isso insurjo-me mesmo é todo o ano! 😆
    A que mais me chamou a atenção foi ‘selective relational mutism’ e se calhar a a mais plausivel
    Bjx.

  7. vague Says:

    Não acredito muito que sejam verdade, mas q têm piada têem :)))
    A fobia de q as renas possam boicotar o caminho da casa à garagem, lol 🙂

  8. Eu realmente nunca consegui largar o grito de “Chanukah”.
    Amanhã vou já ao psiquiatra, digo, ao rabi, que dizer “vou ao rabi” mas com todo o respeito.

  9. pandora Says:

    a 5th Avenue em Nova Iorque é a avenida onde se encontram quase todas as lojas de marcas famosas e caras, claro! por isso 😉

    eu tenho fobia de ir às compras, primeiro pq já não sei o que comprar, depois porque me irrita dar um dinheirão agora por uma coisa que em menos de 1 mês estará a menos de metade do preço. E também porque acabo por comprar coisas à pressa para fugir da confusão!

  10. PmA Says:

    Continuo a achá-lo aborrecido. Talvez por o terem comercializado demais ou por ser assumido como obrigação (alucinação) colectiva. 😉

  11. jacky Says:

    hehehe o que vocês me fizeram rir 😆 Bigada por este momento divertido a todos!

  12. alexandre Says:

    Isto é coisa de americano mesmo. Aliás devem ter sido eles quem inventou a fobia. Não me admirava se algum deles já contratou um advogado para pedir uma indemnização ao pai natal por fobia traumática 😀

  13. fábula Says:

    de modo geral todas me chamam a atenção, eu devo ter alguma dessas fobias… ainda q ñ diagnosticada! só pode! 😉


Deixe uma Resposta

