Estas regras funcionam eficazmente com crianças e adolescentes entre os 8 e os 15 anos, mas na verdade penso que a maioria destas regras podem ser aplicadas a outras idades e até à comunicação em geral com outras pessoas.
(inspirado em sugestões de Isabelle Filliozat)
É necessário desenvolver nas crianças o sentido da responsabilidade e a melhor forma de o fazer é dar instruções precisas sem juizos de valor, de como se fazem as coisas e o porquê de serem feitas. Vai permitir-lhe visualizar as tarefas a fazer e organizá-las no seu cérebro.
5ª regra: informar.
Dar instruções claras em vez de recriminar. Por exemplo, se descascar uma banana e deixar a casca em cima da mesa. Em vez de se dizer:
– Já não estás fartinho de saber que as cascas não são para ficarem em cima da mesa? – É preferível dizer:
– Depois de se descascar uma banana, a casca vai para o balde do lixo, do lado vermelho, onde é o lixo normal, e não no amarelo, onde é as embalagens. – Já agora, eles acham muita piada às publicidades da reciclagem principalmente àquela em que a lata de atum se transforma na bicicleta da minha tia! Habituem-se a separar o lixo, é só uma questão de organização e não custa nada.