Da mesma forma que na intertextualidade, há cruzamento de textos variados, palavras que estão ligadas a palavras de outros textos, ideias que fazem lembrar outras ideias, a intermusicalidade é música que faz relembrar outras músicas, videoclips que fazem lembrar outras imagens. Hoje em dia, é difícil criar coisas completamente inovadoras e privilegia-se a ligação em cadeia.
Quando o filhote me pediu para ver este videoclip Rock this party, do Bob Sinclair, expliquei-lhe que havia várias imagens que remetiam para outras imagens de outros videoclips antigos, muitos deles do meu tempo de juventude. Tentei então identificar todas as imagens mas tive alguma dificuldade com algumas.
A primeira deve ser uma banda de heavy metal que não identifiquei. A segunda tem a ver com the school of rock. A terceira é um grupo qualquer de rap. A quarta está relacionada com o Bob Marley. A quinta é outra banda de heavy metal. Depois, aparece uma imagem ligada a um velho carro americano (já agora se alguém souber a marca, o filhote ficaria encantado em saber. Bem andei a ver os Corvettes mas não era esse). Depois, aparecem os Beatles retratados. Depois deles, talvez seja o Eminem em cima da mesa que bate a porta no nariz a um fulano, que vai lá dizer para baixar a música, e que se parece estranhamente com o Juanes da famosa camisa negra. A seguir, sem dúvida nenhuma, remete-nos para o Saturday Night Fever com o John Travolta. O último videoclip famoso retratado é o Thriller do Michael Jackson (há muito que não consigo tolerá-lo, mas não há dúvidas que isto é um clássico de quase 15 minutos). Mostrei-o ao filhote. Disse-lhe que na altura era assustador embora depois ver os zombies a dançar me fizesse mais rir do que assustar. Logo no início, ele pergunta:
– Onde está o Michael Jackson?
– É este aqui a falar com aquela rapariga. – O filhote fica pasmo e diz:
– Mas então não são duas raparigas que estão a falar!? 😯 – Pois, também a mim, me pareceu sempre estranha aquela fixação que ele tinha em parecer-se com a Diana Ross. Oxalá tivesse sido essa a sua única pancada…
E pronto, tudo o que meta o prefixo inter- ao barulho é complicado, porque temos de partir do pressuposto que as pessoas conhecem as outras coisas com que se relacionam. Em Português, está cada vez mais difícil relacionar textos. Os miúdos lêem pouco, estão interessados noutras coisas. Há dois anos por exemplo descobri que a maioria nem sabia a história do cavalo de Tróia e é grave. Já ninguém lhes conta histórias e as narrativas fazem parte de nós. O ser humano sem narrativas pessoal vive desestruturado. Por isso, peço-vos contem histórias às crianças sempre que puderem…








Kurt Cobain
Angus Young
50 Cent
Bob Marley
Os Red Hot Chili Peppers
Sean Paul
Os Beatles
Justin Timberlake
John Travolta (algumas pessoas dizem que é o Elvis mas não acredito)
E para finalizar M. Jackson of course lloll na minha opinião não sei se é realmente assim.
Quanto ao carro não sei Mustang talvez.
Verdade o que achas parecido com o Juanes .
é o BOB SINCLAR
hehehehe dito pela minha filha
Estive a analisar as imagens sem ouvir o som, porque neste caso, não se trata de intermusicalidade, mas de estabelecer um paralelo entre as diversas expressões corporais do vídeo com outros tipos de expressão corporal em vídeos de outros tempos. A intermusicalidade faz analogias musicais, sem se preocupar com a expressão corporal de um vídeo.
Numa primeira fase (o miúdo em cima da mesa) é Michael Jackson. O miúdo em cima da cama é Sting (don’t stand so close to me). Na terceira fase (elevador), é um rapper. Na quarta fase (calças vermelhas) é uma alusão nítida aos anos sessenta; poderia ser George Harrison ou John Lennon actuando sozinho. Na quinta fase, na garagem, pode ser um heavy metal ou recuando mais no tempo, um Alice Cooper ou mesmo Deep Purple. Na sexta fase (dentro do carro vermelho) pode ser Bob Marley (Don´t worry, be happy). Na sétima fase, a preto e branco na TV, é Beatles sem tirar nem por. E já vão sete; vou parar por aqui.
Mais uma achega para a confusão…
Consigo identificar o Kurt Cobein, os AC/DC, Bob Marley, Beatles, John Travaolta e Michael Jackson. O tipo parecido com o Juanes é o Bob Sinclair 😆
Bem vocês ponham-se de acordo, carago, até fiquei mais baralhada 😆 mas pronto pelo menos fiquei a saber quem era o Bob Sinclair 😯
Obrigada Tina, Orlando e Atlantys.
Ninguém sabe o carro?
De facto a confusão se bem que interessnte é muita.
Quanto ao carro um Chevrolet 1968.
Tenho uma coleção de cromos que o meu pai me fez quando tinha 10 anos, já lá vão 38. Tenho um cromo que me parece a carripana vermelha.
O vídeo é protagonizado por David Beaudouin, o mesmo rapaz dos vídeos “Love Generation” e “World, Hold On”. Neste vídeo, o rapaz finge cantar a canção com duas raparigas, como os 50 cent. Bob Marley e Red Hot Chili Peppers, juntamente com outras perfomances de estilo como John Travolta em Saturday Night Fever, The Beatles and AC/DC. O vídeo inclui paródias a outros videoclips, como “Smells Like Teen Spirit” (Nirvana), “Cry Me a River” (Justin Timberlake) e “Thriller” (Michael Jackson).
Podes ver mais aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Rock_This_Party_%28Everybody_Dance_Now%29 (mas sobre o carro, nada)
O carro pode ser complicado de descobrir, porque, sendo um carro antigo, pode-se tratar de um carro de colecção modificado. Os americanos têm muito essa paranóia.
Beijinho
A Tina atina lol…
o Bob Sinclair não tem nada a ver com o Sir Oliver Sinclair o inventor do ZX Spectrum, é um disk Jockey vulgo DJ e ainda por cima FRANÇÊS, o pessoal está de parabens acertou tudo, quanto ao carro do ‘Sean Paul’ parece-me que é um Cadillac El Dorado 1965 ou um Cadillac De Ville mas como eles na america hoje alteram os modelos em oficinas fica difícil porque há certos pormenores que não batem certo…com o Chevrolet
provisório, andei a ver os chevrolets e nao encontrei nenhum igual
alegrao, acho que devem ter alterado mesmo o carro
ela atina, e nós não, cc, é bob sinclAR 😆
O meu irmão que é perito em carros!!! Diz que a carripana em questão é um pontiac GTO e se quiseres confirmar escreve no google GTO e vê lá se não aparece logo um igualzinho mas em preto!!!
Mistério resolvido!!!
Bjs
“Os miúdos lêem pouco, estão interessados noutras coisas. Há dois anos por exemplo descobri que a maioria nem sabia a história do cavalo de Tróia e é grave. Já ninguém lhes conta histórias e as narrativas fazem parte de nós. O ser humano sem narrativas pessoal vive desestruturado. Por isso, peço-vos contem histórias às crianças sempre que puderem…”
Muito, muito bem dito…
Obrigada fairyGi o filhote ficou muito contente pela dica 🙂
Obrigada Manuel 🙂