Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

porra para tudo isto! 01/09/2005

Filed under: jacky — jacky @ 4:44 pm

A M. foi sempre uma aluna complicada. Tanto estava entusiasmada com as minhas aulas como já desafiava a minha autoridade. Era inteligente e bonita e sabia-o bem. Vivia intensamente e, com uma certa inconstância, mudava de humor facilmente. Tinha um namorado que nem sempre a tratava bem, mas vivia amarrada a ele. No seu nascimento, a M. não fora brindada pela fada da sorte e pela fada das oportunidades.
Criava muitos conflitos à sua volta. Um dia, saiu do curso. Para a turma foi um alívio pois a presença dela tornara-se quase ameaçadora. Vi uma vez de passagem a M. na paragem do autocarro e pareceu-me bem.

Soube da M. há minutos. Teve um acidente de mota. Ia sem capacete e a alta velocidade com o namorado. Ficou sem um braço e com vários traumatismos. Está em coma, quase sem esperança.
Sinto uma grande revolta pela M., por este mundo que nunca foi bom para ela, por nunca ter tido sorte. No fundo, já sabia que mais tarde ou mais cedo ia acontecer algo do género. Há muito que ela vivia à margem, equilibrando-se numa corda em altitude e sem rede… E mesmo assim, estou agoniada. Estou triste. A M. está fisicamente a morrer, hoje, mas há muito que estava morta. Sempre o soube e não consegui fazer nada por ela…

Anúncios
 

21 Responses to “porra para tudo isto!”

  1. luis Says:

    [sem palavras]

  2. wind Says:

    Não sei que escrever:(

  3. Alegrao Says:

    Também já perdi amigos assim e de carro. É duro ver os jovens a perder a vida tão cedo, mas a única coisa que podemos fazer é avisá-los dos riscos que correm em vida. O resto é com eles mesmo por mais que nos custe…

  4. Lipa Says:

    Já perdi alguns amigos assim na ignorância do desespero partem para a ignorância e … encontram o fim, de uma vida que podia ser o ínicio!

  5. Alexandre Says:

    Pessimista esse pensamento… Pensa antes que a vida pode é começar agora para ela! Por vezes temos que sentir um castigo na pele pela pior forma, para aprendermos a valorizar a vida, ou redefenirmos nosso rumo nela, optando por outros caminhos. Se ela sobreviver, será porque lhe é dada nova oportunidade, e estará nas suas mãos (como sempre esteve) agarrar a vida com novos e melhores objectivos. O melhor que podemos desejar será que ela tenha o auxílio de bons profissionais na sua reabilitação, uma família compreensiva, boas amizades, e que ultrapasse rapidamente o período de rejeição e revolta, que é por norma uma má fase e complicado.
    Não falo de boca cheia, mas com conhecimento de causa, também sou um sobrevivente.

  6. duende Says:

    Puta que pariu a inconsciência…

  7. riquita Says:

    há adolescentes que vivem no fio da navalha, o resultado é muitas vezes dramático
    beijinhos

  8. rain-maker Says:

    Quem já esteve em Alcoitão poude ver o terrível efeito das motos sobre jovens.

    Lamento.

    Que posso dizer que não saiba a moralismo tolo face à tua dor?

    Um beijo.

    Madalena

  9. PurpleAngel Says:

    Sabes… eu sou muito assim: quero porque quero fazer tudo por tudo por todas as pessoas que estão à minha volta… quero sempre melhorar tudo, fazer tudo de bom a todos (é verdade que nem sempre recebo o mesmo em troca, mas pronto)… Um dia chamaram-me de anjo por isso mesmo… O que me deixa mal é saber que a minha vontade de querer sempre todos bem, nem sempre pode resolver os problemas do mundo… e sinto que fui incompetente, incapaz, talvez egoista por nao ter conseguido fazer algo por alguem que agora poderia estar melhor…

    Resta-me tentar convencer-me que nem tudo depende de nós… há coisas das quais não se podem fugir… há coisas que por muito que façamos não deixam de acontecer… Infelizmente é assim…

    Resta-nos a esperança de um dia melhor… resta-nos esperar e acreditar que a M. vai melhorar… porque no fim tudo fica bem… se não ficou bem foi porque ainda não chegou o fim…

    Beijito grande!***

  10. Orlando Says:

    Por vezes pensamos que poderíamos ter feito melhor aqui e ali; mas a verdade é que somos humanos, não somos Deus. Fizemos o que soubemos e pudemos, dentro das limitações impostas pela condição humana.
    Ninguém pode ir contra o livre arbítrio de outro Ser Humano.

  11. Clitie Says:

    Jacky este teu post fez-me lembrar ou relembrar ou o que quer que seja que se chama a algo que temos apenas adormecido porque é doloroso demais, Quando andava no 11º ano a turma fez uma festa num restaurante, no fim do jantar um grupo resolveu sair de carro para dar uma volta…eram cinco, três não chegaram ao destino, uma ficou em coma, embora tivesse recuperado fisicamente ficaram os danos mentais, o pessadelo, e o condutor com 20 anos, carregou o peso de tudo porque foi o unico que não sofreu nada. Assim…isto explica-se?

  12. Encantada Says:

    😦
    Um beijinho, linda.

  13. Marian Says:

    Compreendo a tua revolta, mas temos que ir mais além disso: o Alexandre falou bem, pode ser uma nova oportunidade para ela, uma vez que sempre rejeitou as anteriores condiçoes que tinha…
    Um beijinho para ti e nao esqueças que nada é em vão.
    Envio para essa moça as mais fortes intençoes que de algum modo a sua alma aproveite da melhor maneira essa experiencia, e o seu corpo sobreviva nas melhores condiçoes possiveis.

  14. um ponto azul Says:

    Lamento amiga…continuo a pensar que a vida é “madrasta” para algumas pessoas…apesar de termos todas as oportunidades, por vezes não sabemos o que fazer delas…bjs.

  15. jacky Says:

    Obrigada a todos.
    Não se importam que eu vos responda, pessoalmente, amanhã, pois não? Um beijinho e bom fim de semana.

  16. Concha Says:

    Não há muito a dizer nestes momentos, são custosos de mais para que as palavras sirvam de alguma coisa.
    Beijinhos

  17. yardbird Says:

    A nossa vida é o que fazemos dela, Jacky. Tantas vezes que assistimos a estas fatalidades, que por vezes, quando não nos dizem respeito, as consideramos quase banalidades,não é?
    Beijinhos para ti

  18. jacky Says:

    Obrigada pelas vossas palavras de solidariedade, Luís, Wind, Alegrão, Lipa, Alexandre, Duende, Riquita, Rain-maker, PurpleAngel, Orlando, Clitie, Encantada, Marian, Um Ponto Azul, Concha e Yardbird.

    Sei que se tiveram o acidente, a culpa foi totalmente deles. Eles é que foram inconscientes em andar de mota a alta velocidade e sem capacetes. Ainda bem que foram contra uma carrinha e não contra alguém que ia atravessar a rua, pelo menos, não mataram ninguém.
    Sei que não posso controlar tudo, que não posso mudar o mundo, mas não me impede de ficar triste, de lamentar a falta de amor pela vida, de ver os meus miúdos perderem-se pelo caminho.
    Continua em coma profundo e não se sabe se voltará a acordar… 😦
    Beijinhos

  19. Cláudio Says:

    Pois… também tenho uma Amiga em coma. É das piores situações que podemos ver uma pessoa querida. Toco, falo, olho e não existe nada que a faça aumentar a pulsação, ou o quer que seja… É tão estranho… Espero e anseio tanto, que ela “volte”!
    Chego perto dela, e não me dá sequer vontade de chorar, não me dá nada. Fico quase apático junto dela… mas sinto uma imensa tristeza por dentro.
    Ela não fumava, não bebia álcool, tem 24 anos ( fe-los ontem ) e supostamente estaria cheia de saúde, se não fosse uma pneumonia mal curada

    Esta vida é injusta para todos nós, para os que supostamente se “portam mal” e para todos os que supostamente se “portam bem”

    Desejo o mesmo à M … que “volte” !
    Ah, ela é a J.
    😦

  20. Rgirl Says:

    só espr k a M. fike bem….. lamento imenso o k acontceu e tb axo k deves tentar axar um lado positivo nesta situação…. cm já tinham dito antes, s ela recuperar pode ser k mude e se torne numa pessoa melhor!!!! desejo td d bm e k a M. mlhr…. 😥 beijos

  21. Wow ! Worthy blogging


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s