Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

carta a um amigo novo 29/06/2005

Filed under: cartas da jacky — jacky @ 3:38 pm

Sabias que acho fascinante conhecer coisas especiais em cada pessoa? Por isso é tão bom conhecer pessoas novas. Os amigos de longa data quase já os conhecemos de cor e a nossa história quase se mistura com a deles. É a maratona da amizade. Quando nos ligamos a alguém que era desconhecido, há como que um salto em altura.

Gosto de te ter na minha vida, amigo novo. Um amigo novo faz-nos pensar em nós, em quem somos para nos apresentarmos e no que gostamos mais para poder partilhar. Depois, há o encontro de ideias, pensamentos, palavras e sentires.

Gosto de aprender algo de novo todos os dias e um amigo novo ensina-nos muitas coisas. Faz-nos pensar em coisas vendo-as de outra forma. Faz-nos imaginar outros mundos com as suas vivências pessoais. Ensina-nos a gostar de outras músicas, outras leituras e outros prazeres.

É preciso ter muito cuidado com as amizades nascentes porque, não conhecendo bem o amigo novo, podemos melindrá-lo sem querer. Fazemos apenas parte do seu presente. Não sabemos do seu passado nem dos momentos felizes nem das mágoas que carrega consigo.
Por isso, amigo novo, fala comigo sem reservas mentais. Abre o teu coração como as folhas dum livro ainda por preencher. Se te magoar, perdoa-me. Se te alegrar, sorri-me, mas não deixes que malentendidos possam turvar as águas desta amizade nascente.

Quando quiseres já sabes onde encontrar-me. Quando precisares chama por mim. Logo que eu puder responderei ao teu apelo.

Um abraço de amorizade

 

37 Responses to “carta a um amigo novo”

  1. Fernando Says:

    Como não poderia deixar de ser: Tocante, envolvente e querido, alem de “amorizadoso” :)

  2. Noite Says:

    Começamos devagar, não vão os passos assustar a amizade latente. Aos poucos e poucos os passos vão ganhando segurança, os gestos vão sendo mais firmes, as palavras passam a valer todas elas. Descobrir um novo amigo, um amigo de verdade é uma verdadeira magia… “é que hoje fiz um amigo e coisa mais preciosa no mundo não há”. :)

  3. josé gomes Says:

    Gosto muito do teu texto. Profundo e sentido.
    No sábado ao ver-te rir (os teus olhos brilhavam…), lembrei-me desta dos meus amigos índios:
    ” Aprende a RIR, torna-te um SOL para os teus Amigos.”
    Um abraço.

  4. wind Says:

    Lindo texto de amorizade, para variar;)

  5. João Norte Says:

    Essa ternura de criança sempre saltando desses olhos.
    É interessante comparar os teus textos com o teu sorriso, és das pessoas que conheci cuja ternura mais se projecta nos textos.

    Beijos.

  6. amita Says:

    Adorei o teu texto Jacky. Um sorriso como o teu coloca no amigo novo ou antigo o brilho de amorizade. Bjinhos para ti e para o teu pequerrucho

  7. jacky Says:

    Os amigos novos inspiram palavras bonitas, Fernando :)

    Que bonito, Noite, as tuas palavras encantaram-me :)

    Ó José, obrigada, fico toda babada com as tuas palavras :)

    Obrigada wind :)

    Isso é um grande elogio que me fizeste João, fico contente por isso :)

    Obrigada Amita, tu também sorris com os olhos :)

  8. BRÉ Says:

    ADOREI,MANDEI PRA UM AMIGO!!!

  9. MC Says:

    Pois é, e eu que o diga e comprove o que aqui escreves-tes…foi de facto um apoio fundamental e muito importante de TI, nunca o esquecerei, para mim és e sempre serás a maior Amiga de sempre.

    Obrigado!

  10. Welbert Says:

    poema

  11. ana gabriela cordeiro lucena Says:

    Esta carta È linda…
    Muito amorosa…
    Beijus

  12. MARCIO Says:

    leia com carinho meu lindo
    vc é fogo mais eu gosto de vc assim mesmo.

  13. criis Says:

    te adoro

  14. lile Says:

    oii eu adolei pena q n e a mesma da quele dia….

  15. ruti maria Says:

    ola!
    Ao abrir este saite , algo chamou me atenção e li a carta referente a amizade e interessei . Pois hoje em dia é algo muito dificíl de se adquirir . Gostei muito da carta tabém.

  16. ruti maria Says:

    Essa carta é linda! muito humanista é dessas coisas que a humaniudade esta precisano.

  17. Vinícius Dias Says:

    Linda. Enviei á um amigo também. Obrigado pelas palavras.

  18. bruna Says:

    um elefante é o seu amigo dora a avetureira

  19. luana Says:

    oi dora eu sou luana uma menina legal eu quero ser sua amiga eu assisto todo o dia dora tomare que tenha muito mais diversao
    beijo ate dora

  20. aline Says:

    eu costo da dora ela fAS MUITA COISA BOA

  21. remerson da silva Says:

    Começamos devagar, não vão os passos assustar a amizade latente. Aos poucos e poucos os passos vão ganhando segurança, os gestos vão sendo mais firmes, as palavras passam a valer todas elas. Descobrir um novo amigo, um amigo de verdade é uma verdadeira magia… “é que hoje fiz um amigo e coisa mais preciosa no mundo não há”.

  22. bruna de o.g.b. Says:

    dora eu vejo o seu tesenho todo o dia voce e o botas e muit
    o legal eu gostei muito do seu tesenho segunda-feira eu vou
    ve o seu dezenho
    beijosss bruna???

  23. Um Papagaio para ser a minha filha seria muito legal por que ela é fanatica em papagaio ela tem até um papagaio em casa o nome do papagaio dela é TAGARELA.

    Ela também poderia ser a escolhida por que ela fala de mais ela não consegue ficar um minuto sem falar.

    É poriço que a minha filha deveria ser a escolhida.

  24. Tarcísio Says:

    Chorei mano, e tenho um amigo pra mandar isso, digo imprimir e entregar, e-mail ta batido ! ((:

  25. beatriz Says:

    conheço a poucotem mais concidero como muito te adoro amiga

  26. tatiane Says:

    adorei esta carta vou manda para uma amiga muito especial.

  27. bruna Says:

    gostei muito pois podemos mandar até pelo orkut para um amigo novo que gostamos muito!!!

  28. thayna Says:

    thayna ta a trais de amigos

  29. Eduardo Says:

    um amigo é pra sempre entre a vida e a morte amigos são boa pessoal do mundio e amigos vc pode leva a cima de tudo

  30. Elizaete Says:

    O novo é sempre Novo, é bom usarmos sapatinho de algodão.

  31. Angela Says:

    Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. Francisco de Carlo Says:

    Muito interessante o teu texto! Concordo muito com vários aspectos apontados por você com relação ao contato com o novo amigo. Obrigado pela tua clareza e sensibilidade. Abraços!

  33. Jennifer Santiago Says:

    Tenho15 anos e amo ler dsd pqna e saiba q adorei o seu texto!
    Mto sensato!
    Mto bom tbm!!!
    Desejo a vc mta paz e sabedoria p q os teus dias sejam prosperos e q vc possa escrever+textos lindos como esse.
    Fica com Deus!
    By=>
    JennifeR$antiago

  34. caio willian Says:

    adoreeeeeeeeeeeeei vei muito foda ,amei de verdade ,ate chorei serioo !!!!! ,me add no face aew ,willianconnor@outlook.com

  35. beatriiz Says:

    Nossa , adorey os texttos mtt leegaaiis ;)

  36. BEATRIIZ Says:

    ameeii mtt os texttos, são mtt legaais, um amigoh é pra sempreee na alegriia e na tristteezaaa

  37. UMA CARTA DE UM AMIGO É SER FELIZ E AMAR ALGUEM


Deixar uma resposta

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 59 outros seguidores