Amorizade

Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

indiferença 31/03/2005

Filed under: emoções — jacky @ 1:05 am


Indifference

Gosto muito da escrita do JK, porque escreve com emoção. Ultimamente, gostei especialmente deste texto sobre as Diferenças nas Indiferenças:

Existem duas formas de indiferença: a real e aquela que é unicamente aparente. Enquanto a primeira representa a falta de força de algo ou alguém que o torna importante, a segunda simboliza a influência que se pretende negar existir.
A indiferença real revela um desprendimento sobre as situações, enquanto a aparente mostra que, apesar das tentativas de desapego, é necessário simular o desinteresse para tentar eliminar uma influência indesejada.

A indiferença real pode gerar a aparente quando se quer negar que algo de novo existe e nos toca de alguma forma, quase como se procurássemos obter um convencimento de nós próprios. É que muitas vezes negamos que algo nos interessa e depois aos poucos vamos ficando encantados exactamente com aquilo que inicialmente renegamos.

A indiferença aparente é quase sempre uma tentativa de almejar a indiferença real que parece complicada de ser atingida, seja porque estamos a descobrir algo ou porque simplesmente queremos esquecer alguma coisa que não contribui para a nossa felicidade.

Duas indiferenças, tão diferentes e tão ligadas entre si.

Este texto é apenas uma pequena amostra da sensibilidade do Jotakapa. Não se inibem de vasculharem os arquivos, porque vale realmente a pena! :)

About these ads
 

5 Responses to “indiferença”

  1. Vasco Salles Says:

    Acerca da indiferença, a esta hora, ocorre-me apenas o que o povo costuma dizer: ” Quem desdenha, quer comprar” um ditado popular que diz muito sobre a indiferença aparente ou a indeferença real que acabou por se tornar aparente. Quanto á indiferença realmente real, pode existir mesmo!!! É indiferente. Acabou!

  2. jacky Says:

    A verdadeira indiferença é ser-se realmente transparente e invisível para alguém ou algo… Que estado tão lastimável…
    Beijinhos Vasco

  3. jotakapa Says:

    Obrigado pela referência! :) Beijos

  4. jacky Says:

    Não é preciso agradecer, JK, tu mereces! :)

  5. AcesHigh Says:

    “I’ll swallow poison, until I grow immune
    I will scream my lungs out till it fills this room
    How much difference does it make…”

    se puderes ouve este Indifference dos Pearl Jam :)
    um beijo


Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 60 outros seguidores